Banner

Um giro pelo mundo do conhecimento

Ciência, cultura e tecnologia reunidos em um só evento. A sexta edição do Mundo Unifor, que aconteceu de 21 a 25 de outubro, reuniu mais de 30 mil participantes no campus da Universidade em uma semana intensa de intercâmbio de conhecimentos. Encontros científicos, mostra Unifor Plástica, shows, serviços de saúde e cidadania oferecidos à comunidade, oficinas e outras vivências acadêmicas marcaram a edição. O ponto alto foram as palestras magnas com profissionais de renome internacional que abrilhantaram e celebraram, a cada dia, uma área do conhecimento: Comunicação e Gestão, Direito, Saúde e Tecnologia. O Unifor Notícias apresenta agora um especial de cobertura do Mundo Unifor, com depoimentos de participantes, fotos de momentos inesquecíveis, além de uma série de entrevistas exclusivas com os palestrantes especiais, cada um contando um pouco sobre sua vida, seus projetos e visões de mundo. Confira!



 

235_un33

A Unifor vibrou: foram dezenas de oficinas, seminários, conferências, minicursos, exposições e intervenções artísticas, envolvendo alunos, professores e colaboradores em uma arena intensamente interdisciplinar. Os palestrantes trouxeram a fronteira do pensamento em suas áreas, em temas de interesse geral – o futuro, a inovação, a sustentabilidade, a ciência aplicada para a solução de problemas da humanidade, a ética, a Constituição Brasileira. Os Encontros Científicos evidenciaram a imensa produção acadêmica da Unifor e permitiram o intercâmbio com outras instituições. Para mim, foi um encantamento.

Prof. Henrique Sá,
vice-reitor de Ensino de Graduação

235_un32

"Ter a oportunidade de divulgar seu trabalho, sua pesquisa, o conhecimento dessa trajetória de aprendizado nos Encontros Científicos é de uma importância imensa, traz muito entusiasmo para todos os alunos. Como aluna da Unifor, sinto muito orgulho de participar de um evento como o Mundo Unifor. E orgulho da Universidade em que eu estudo trazer palestrantes importantes, que servem de parâmetro para todos os estudantes."

Natália Vilarouca,
aluna do 9º semestre de Direito

235_un31

"O Mundo Unifor é a oportunidade única de vivenciar práticas de aprendizagem através dos encontros de iniciação à pesquisa e à docência, onde os alunos apresentam pesquisas desenvolvidas na monitoria e nas atividades em sala de aula. Temos ainda palestras magnas, onde convidados muito especiais são chamados para compartilhar seu conhecimento conosco. Alunos e pessoas das comunidades podem comprovar aquilo que é realizado em cada curso. Nosso objetivo, como uma universidade de grande porte, é contribuir para o desenvolvimento social das comunidades."

Soraya Gomes Rocha,
professora de Psicologia

235_un30

"Nosso trabalho foi sobre o desenvolvimento da metodologia da monitoria no semestre de 2013.1 da disciplina de Libras. Criamos um grupo em uma rede social para ajudar os alunos a aprender a disciplina, depois fizemos um questionário que objetivava saber quão útil foi a utilização do grupo. É extremamente gratificante ver o artigo premiado nos Encontros do Mundo Unifor, ver que foi reconhecido um trabalho feito com carinho e que conseguiu captar o interesse de muitos alunos.”

Lívia Magalhães,
aluna do 6º semestre de Medicina

235_un29

"O Mundo Unifor nos proporciona uma aproximação muito grande com a comunidade científica. Saber que minha universidade realiza este tipo de evento, que nos deixa a par de tudo que está acontecendo e nos dá acesso a esses ótimos palestrantes, é muito importante."

Lígia de Moraes,
aluna do 1º semestre de Medicina

235_un28

"Vim por meio do projeto de Mediação Escolar. Está sendo muito boa a experiência dos Encontros no Mundo Unifor. Foi bom sentir como é o ambiente da Universidade, ajuda a desenvolver a vontade de entrar, lutar para estar neste lugar. Tenho muita vontade de fazer um curso superior. Quem sabe um dia eu me torne um advogado."

Juliano Soares da Silva,
aluno da Escola de Ensino Médio Dep. Paulo Benevides
Participou do I Encontro de Iniciação Científica Júnior

235_un27

"O Mundo Unifor é um evento de natureza sociocultural e acadêmica que reúne professores, pesquisadores, expositores, alunos e demais interessados em temas relevantes. Durante o evento, ocorreram os Encontros Científicos, onde mais de 2.000 trabalhos foram apresentados por alunos de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores oriundos de instituições do Ceará e outros estados. Os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares também apresentaram seus resultados de pesquisa no I Encontro de Iniciação Científica Júnior, despertando o interesse desses estudantes para a pesquisa científica."

Profa. Lilia Sales,
vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

235_un26

"As palestras, oficinas e minicursos do Mundo Unifor são muito importantes, pois, embora vejamos o assunto dentro das disciplinas, o conhecimento que adquirimos no decorrer do evento é bem mais específico. Os palestrantes têm muita vivência e experiência nos assuntos e trazem muito da profissão para nós, que ainda estamos na teoria. As palestras são ricas, com vídeos e depoimentos. É muito gratificante ver alguém que já está lá na frente ampliar nossos horizontes, mostrar aonde podemos chegar algum dia."

Geyza Pontes,
aluna do 6º semestre de Fonoaudiologia

235_un25

"A Universidade mais uma vez fortalece o tripé ensino, pesquisa e extensão, indo além de seus muros. Por meio dos Encontros Científicos, um forte elo se forma, em que jovens do ensino médio se capacitam para ser pesquisadores. Eles entram com o pé direito na Universidade, criam um vínculo. A Universidade ampliou, como uma teia, seu alcance. A Unifor tem uma abrangência social enorme e está de parabéns por incluir os alunos do ensino médio neste evento. Os trabalhos que avaliei foram de excelente nível, com temas atuais de grande relevância, além da qualidade na apresentação."

Dayse Braga,
professora de Direito

235_un24

"Participei de vários eventos dentro do Mundo Unifor. Fiquei muito feliz, pois recebi uma ligação avisando que um dos meus artigos havia sido premiado no Encontro de Práticas Docentes. Apresentei três trabalhos e um deles foi selecionado para a premiação. Estou muito feliz pela Universidade de Fortaleza dar aos professores a oportunidade de apresentar suas experiências, seus conceitos, para termos em sala de aula professores e alunos cada vez mais competentes."

José Alcy,
professor da Faculdade União das Américas (Uniamérica), em Foz do Iguaçu-PR

235_un23

"O Mundo Unifor é sem dúvida um diferencial em relação às outras universidades, tanto em nível local quanto nacional. O que a gente mostra é a característica acadêmica, exatamente aquilo que nós procuramos dentro de uma universidade. É uma experiência que os alunos devem aproveitar ao máximo, para expor, aprender, conhecer, manifestar, mostrar. O Mundo Unifor mostra a vertente acadêmica aliada à prática, inerente ao processo universitário."

Vânia Tajra,
professora de Marketing

235_un22

“É muito importante a Universidade oferecer um serviço como este. É difícil tirar segunda via de documentos, às vezes nem temos informação de onde realizar esse serviço com calma. Eu soube do Mundo Unifor através da minha neta, que estuda aqui, e logo vim para cá”

Antonio Monteiro,
62 anos, tirou a 2ª via do RG




Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 235

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados