Espaço Cultural Unifor recebe homenagem do Sescap

235_un36Inaugurado em 1988, o Espaço Cultural Unifor reflete a figura do chanceler Airton Queiroz, que entende a arte como ampliadora de conhecimentos e essencial à formação do ser humano. Foi por conta do trabalho desenvolvido no ambiente, que proporciona à sociedade cearense a apreciação da obra de ícones mundiais das artes plásticas, que a Fundação Edson Queiroz foi agraciada com o prêmio Empresa Cearense de Serviços 2013. Oferecido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap-CE), o prêmio reconhece o Espaço Cultural Unifor como ambiente de excelência entre os melhores espaços destinados à apreciação da arte no mundo.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite de 4 de novembro, no auditório da Fiec. Representando o chanceler Airton Queiroz, presidente da Fundação Edson Queiroz, esteve o superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto. “Ao longo de seus 25 anos, o Espaço Cultural Unifor disponibiliza a seus alunos e professores e à comunidade em geral a possibilidade de ampliação de conhecimentos mediados pela arte que se expõe neste espaço. Empreendemos um trabalho contínuo de incentivo à cultura e democratização do acesso às artes que sempre marcou a atuação da Universidade ao longo de seus 40 anos de história”, realçou.

Edson Queiroz Neto destacou ainda ícones mundiais das artes plásticas que já passaram pelo Espaço Cultural Unifor, como Raimundo Cela, Miró, Rembrandt, Rubens, Antonio Bandeira, Vik Muniz, Burle Marx e Portinari, além do relevante trabalho de arte-educação desenvolvido no local.“Entendemos que arte e educação, quando se aliam, são vetores que se potencializam para gerar novos conhecimentos e uma visão de mundo mais ampla para todos”.

Atualmente, o Espaço Cultural Unifor abriga a exposição Trajetórias – Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz. A mostra, aberta ao público, reúne o acervo agregado ao longo de 30 anos pelo chanceler Airton Queiroz, num passeio pela história das artes plásticas brasileiras. Também em cartaz está a XVII Unifor Plástica, reunindo obras de artistas cearenses e nordestinos, numa importante ação de valorização da arte contemporânea produzida na região.

“É um serviço que acaba valorizando algo que, infelizmente, no Ceará, ainda tem pouco espaço, que é a cultura e a arte. Sem falar que é acessível a todos, já que é gratuito. Eu mesmo sou frequentador assíduo. Quando tem mostras, sempre levo a família”, enfatizou o presidente do Sescap-CE, Carlos Mapurunga.