Primeira tese de doutorado em Psicologia do Ceará é defendida na Unifor

235_un39Francisco Antônio Francileudo defendeu, no dia 23 de agosto, a primeira tese de doutorado em Psicologia do estado do Ceará. Atrelada ao Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (PPGP), a pesquisa, intitulada “Sobre a experiência de ócio: significados revelados a partir de um estudo hermenêutico-fenomenológico”, objetivou uma melhor compreensão do tempo livre.

“Este estudo me possibilita afirmar que a experiência do ócio é um fenômeno que convoca um conjunto de qualidades psicossociais que costumam acontecer em circunstâncias da vida cotidiana”, explica Francileudo. A pesquisa foi desenvolvida através dos estudos interpretativos que o aluno fez sobre a experiência do ócio ao longo da história. “O estudo revelou o ócio como experiência satisfatória e prazerosa para os sujeitos contemporâneos, pois está relacionado a ações com finalidade em si mesmas e por si mesmas, marcadas pela liberdade e motivação subjetiva”. Como resultados práticos, a pesquisa aponta que a experiência de ócio enquanto contemplação, ausência de fadiga e obrigatoriedade é parte essencial da vida. Sendo uma experiência livre, consciente, torna-se proporcionadora de ótima satisfação.

“Um programa de pós-graduação apenas se efetiva e se consolida quando suas investigações transformam-se em tese. A defesa de Francileudo constatou o pioneirismo acadêmico da Unifor. A Universidade de Fortaleza foi a primeira a implementar um programa stricto sensu na região, lançando o primeiro doutorado em Psicologia do estado”, aponta o coordenador do Otium e orientador de Francileudo, prof. Clerton Martins.

“Ser o primeiro doutor em Psicologia formado no estado do Ceará é uma vitória, fruto de disciplina, organização e excelente orientação do professor Clerton Martins”, comemora Francileudo, que planeja continuar estudando. “Continuo colaborando e ligado ao Otium. O professor Clerton e eu estamos nos organizando para a publicação de um livro com os resultados da tese e possivelmente outro livro com estudos que realizamos juntos durante esse tempo de pesquisa”, conclui o novo doutor.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Sala N-13 | 3477 3219