Unifor firma parceria com a Columbia Law School

235_un03Parceria marca a reformulação da pós-graduação em Direito da Unifor. Novo formato estimula aulas, pesquisas e discussões de temas relacionados à liderança na área jurídica, gestão de conflitos, economia, decisões dos tribunais e direitos humanos.

A Universidade de Fortaleza firmou parceria com uma das mais renomadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, a Columbia University. A universidade é referência na área de Direito e, com a Unifor, já desenvolve cursos na área de gestão e mediação de conflitos, trazendo ao Brasil a experiência bem-sucedida no direito norte-americano.

A consolidação da parceria aconteceu no dia 15 de outubro, em Nova York, com a presença da vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unifor, Lilia Sales, e do reitor da Columbia Law School, David M. Schizer.

A parceria entre as universidades marca a reformulação da pós-graduação em Direito da Unifor, que agora tem foco na liderança jurídica. Assegura ainda a continuidade de cursos de curta duração já realizados em conjunto, tais como Negociação e Mediação Advanced e Negociação e Mediação Skills and Tools, que contou com a presença de participantes oriundos das cinco regiões brasileiras, a exemplo da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça.

O novo formato da pós-graduação em Direito privilegia duas estruturas diferenciadas, denominadas ciclo comum e ciclo especial, a fim de aperfeiçoar o aproveitamento do conteúdo. As disciplinas ministradas no ciclo comum propiciam o estudo avançado de temas fundamentais do Direito, da liderança e a atualização em questões centrais e polêmicas que marcam as decisões impactantes na sociedade.

Nesse ciclo, todos os alunos têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos que os preparam e os fortalecem como líderes: Direito e Economia, Argumentação Jurídica e Debate – Teoria e Prática, Senso de Justiça e Tomada de Decisão, Gestão de Conflitos, Jurisprudência Constitucional nos Tribunais Superiores e Elaboração e Gerenciamento de Projetos e Multidisciplinares. Já as disciplinas do ciclo especial garantem o aprofundamento e o conhecimento necessários para a atuação especializada do profissional do Direito. A aula magna aconteceu no dia 21 de novembro.

“É uma visão inovadora do ensino do Direito. Os participantes dos cursos vivem a experiência de conhecer o que há de mais atual em cada área, com professores qualificados, desenvolvendo projetos impactantes, formando uma nova rede de relacionamentos, vivenciando a internacionalização e assumindo uma postura de liderança. As especializações contam ainda com a participação de professores da Columbia, com tradução simultânea. Durante o curso, os alunos vão desenvolver ações ou projetos de liderança, impactando positivamente a vida das pessoas. Tudo isso será um forte diferencial nas suas carreiras”, aponta Lilia Sales.

Os líderes do Direito têm à disposição especializações em Direito e Processos Administrativos, Direito e Processo Tributário, Direito e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil. Para 2014, serão ofertadas especializações em Direito e Processos Constitucionais, Direito Penal, Direito Ambiental, Direito Empresarial e Direito Processual Penal.

Como parte da parceria, foi criado na Columbia Law School o Edson Queiroz Foundation Mediation Program (Programa de Mediação da Fundação Edson Queiroz). O programa pretende estimular pesquisas e discussões de temas relacionados à gestão de conflitos, tais como mediação, liderança e direitos humanos, além de trocas constantes entre as duas universidades. O programa prevê ainda o intercâmbio de líderes brasileiros para a Columbia Law School para exercitar técnicas de mediação utilizadas nos Estados Unidos a fim de resolver disputas fora dos tribunais tradicionais. Durante a semana em que a parceria foi firmada, 15 profissionais do Direito de diversos locais do Brasil, como juízes, promotores, defensores e desembargadores, participaram, dentro da proposta da parceria, de cursos, além de visitas a locais como a Suprema Corte de Nova York e centros de mediação.

“Esta parceria visionária com a Fundação Edson Queiroz permite que a Columbia Law School seja um centro internacional de pesquisa, desenvolvimento e prática na área de mediação”, diz a professora de Direito e diretora de Programas de Clínicas de Mediação, Alexandra Carter, que dirige o Programa de Mediação da Fundação Edson Queiroz na Columbia Law School e supervisiona sua expansão. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Unifor neste momento tão importante de desenvolvimento no Brasil de políticas e práticas de mediação”, enfatiza.

Segundo a vice-reitora Lilia Sales, a realização da parceria e a troca de conhecimento entre as duas instituições representam um diferencial para a Unifor e sua pós-graduação em Direito. “A união entre a Universidade de Fortaleza e a Universidade de Columbia traz a responsabilidade de inovar no ensino e na pesquisa, e propicia uma formação diferenciada de protagonismo, ação e liderança. Essa troca de conhecimento e a experiência internacional trazem uma forte diferença positiva para as duas instituições”, finaliza.

Columbia Law School

Fundada em 1858, está na vanguarda da educação jurídica em uma sociedade global. Combina esforços tradicionais da legislação societária e regulação financeira, direito internacional e comparado, propriedade, contratos, direito constitucional e direito administrativo,com trabalho pioneiro em propriedade intelectual, tecnologia digital, direito tributário e política, segurança nacional, direitos humanos, gênero e sexualidade e direito ambiental. Em 2013, a Columbia University foi considerada uma das 15 melhores universidades do mundo.