Editorial | Ciência, cultura e tecnologia

Durante o ano de 2013, buscamos ampliar a participação dos Centros, Vice-Reitorias, DCE e professores no Unifor Notícias. Nesta edição especial, nosso foco é o Mundo Unifor, evento que congrega todos os setores da Universidade com o objetivo de envolver os públicos interno e externo na vivência das palestras magnas, proferidas pelo pesquisador brasileiro reconhecido pelas principais academias de ciências do mundo, Miguel Nicolelis; pelo escritor e futurologista britânico, Mark Stevenson; pelo diretor de Smarter Cities da IBM Brasil, Antonio Carlos Dias; e pelo jurista com papel ativo na elaboração da Constituição de 1988, Nelson Jobim. A programação do Mundo Unifor contemplou ainda minicursos, oficinas e os tradicionais encontros de pesquisa, desta vez com a novidade do Encontro de Iniciação Científica Júnior, para alunos de ensino médio das escolas públicas e particulares.

Com a mesma ênfase, destacamos estudos voltados a demandas sociais urgentes, como a pesquisa do leite produzido por cabras transgênicas que visa combater a diarreia infantil e a desnutrição, com a possibilidade de atender inicialmente ao semiárido nordestino e em seguida a todo o Brasil e áreas necessitadas ao redor do mundo. O fato, por si só, dispensa comentários.

Aos concludentes e seus familiares recomendamos a leitura de todas as matérias acompanhada da reflexão sobre a qualidade e a essência do conhecimento construído nesta Instituição.

Especialmente aos concludentes asseguramos que a formação humana e profissional adquirida ao longo de suas trajetórias lhes garante um diferencial e que o processo contínuo de produção do conhecimento na Unifor confere um valor inestimável aos seus diplomas por todo o sempre. Boa leitura!

Erotilde Honório
Diretora de Comunicação e Marketing