Unifor e Cordon Bleu: uma saborosa parceria

A Unifor recebeu o chef nº 1 da prestigiada escola Le Cordon Bleu, Patrick Terrien, para a aula demonstração Líder Gourmet. A visita buscou estimular parcerias com o objetivo de concretizar, na Universidade, um projeto de formação em alto nível na área de gastronomia.

A indiscutível supremacia e sofisticação da culinária francesa alegrou os paladares mais exigentes durante a aula demonstração do líder gourmet Patrick Terrien realizada na Unifor, no dia 14 de setembro.

O chef nº 1 da Le Cordon Bleu, uma das mais tradicionais escolas de gastronomia e hospitalidade do mundo, além de estimular parcerias entre a Univer234_cordonbleausidade e instituições ligadas à gastronomia, proporcionou a degustação de seus pratos aos convidados presentes.

O objetivo foi incitar ideias inovadoras que contribuam para alavancar o cenário gastronômico atual, que, segundo o vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor, prof. Henrique Sá, ainda é carente em oportunidades de desenvolvimento de alto nível. “Temos um grande potencial, mas também o desafio de construir um projeto de alto nível, pois entendemos que o estado do Ceará ainda é carente de programas de formação voltados para a alta competitividade que formem não só o chef de cozinha, o cozinheiro, o culinarista, mas o gestor, o comunicador. A gastronomia não lida apenas com fazer o alimento. É uma área muito complexa que envolve toda uma cadeia de serviços voltados para a área do bem-estar”.

A parceria da Unifor com a Le Cordon Bleu, iniciada há dois anos, quando o presidente da escola, André Cointreau, iniciou as negociações com o chanceler Airton Queiroz, busca complementar as atividades do eixo de formação em hospitalidade e fazer ofertadas pela Unifor, que inclui os cursos de Hotelaria, Gestão do Turismo e Eventos.

Entre as ações que derivarão da parceria está o lançamento do curso de graduação em Gastronomia pela Unifor, possivelmente no segundo semestre de 2014, e de atividades de formação, consultoria e assessoria técnica no setor. “Há dois anos discutimos um projeto de formação e desenvolvimento de oficinas e workshops nessa área, mas principalmente de uma graduação executiva em Gastronomia. A expectativa é que em 2014 se inicie um curso voltado para a realidade local. A ideia é fazer da Unifor uma parceira de negócios para o crescimento de futuros alunos e profissionais, e uma das possibilidades é ter a própria Le Cordon Bleu chancelando esses produtos da Universidade”, adiantou o vice-reitor Henrique Sá.

“O chef Patrick Terrien representa a técnica, o conhecimento. Ele tem experiência e vivência em vários países. Isso significa que nós podemos dar um salto de qualidade muito grande por meio de nossos empresários e da própria academia. A parceria da Unifor com a Le Cordon Bleu significa a internacionalização da gastronomia cearense”, acredita a assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifor, profa. Samira Lodi.

Segundo o chef Patrick Terrien, ainda há muito o que se fazer no Brasil. “Aqui existem muitos técnicos, e acredito que a parceria com a Le Cordon Bleu será capaz de oferecer o aprendizado necessário para a formação que os brasileiros aspiram”.

Para celebrar o encontro e a continuidade de uma requintada parceria, o chef preparou pratos especiais aos convivas, mesclando ingredientes como camarão, típico da culinária cearense, com gengibre, citronela e manga. Apreciador de nossas riquezas, ele assumiu perante os comensais que não resiste a uma boa caipirinha. Patrick aproveita a oportunidade de viajar pelo mundo buscando parcerias para avaliar o trabalho de ex-alunos e deixa para a geração de novos chefs uma dica: “Ser um grande chef é como ser um grande músico. Primeiro tem de aprender as notas, as bases, e depois ir crescendo, fazendo estágios, cozinhar em casas pequenas para depois chegar às grandes. Conhecer restaurantes de diferentes regiões também é importante. Com isso, vai adquirir maturidade técnica e conhecimento. Ser um grande chef requer no mínimo dez anos de experiência”, aconselhou.

DEPOIMENTO
234_cordonbleau2“É visível o quanto o mercado gastronômico está crescendo no Ceará, e isso é muito bom, pois acaba desenvolvendo outras áreas, como o turismo. Com esse crescimento, cada vez mais sentimos a necessidade de capacitar os profissionais. Uma formação completa, que englobe não só fazer comida, mas também a gestão do negócio, é algo fundamental. Precisamos de um curso que concilie tudo isso. Acredito que a parceria da Le Cordon Bleu com a Unifor foi um grande passo, pois a escola é referência no mundo todo. Acho que um futuro curso de Gastronomia na Universidade tem potencial para atrair pessoas de todo o Brasil, inclusive de outros países.
Estamos em um momento de despertar e só temos a ganhar com esses novos equipamentos”.
Louise Benevides, chef proprietária da Casa de Moá. Formada pela Le Cordon Bleu, ela auxiliou o chef durante a aula demonstração