espaço DCE | Edição 234

Com a retomada do Diretório Central dos Estudantes, colocamos como a principal pauta a reconstrução dos Centros Acadêmicos, para que assim o Movimento Estudantil da Unifor fosse reorganizado.

O Centro Acadêmico é a base do Movimento Estudantil, é ele que está mais próximo ao estudante e repassa para os órgãos competentes as reivindicações dos estudantes do curso. Precisamos organizar os estudantes a partir de cada curso para termos um Movimento Estudantil cada vez mais forte e capaz de garantir a conquista de nossos direitos. O DCE sozinho não conseguirá difundir suas lutas e campanhas entre os quase 23 mil estudantes da nossa Universidade.

Durante todo o ano, o CA deve ser um espaço de debate e busca de solução para os problemas enfrentados na Universidade, como dificuldades com professores ou mudanças curriculares. A diretoria do Centro Acadêmico deve garantir que haja representação discente nos departamentos e colegiado. O CA também deve organizar atividades acadêmicas, como palestras e seminários, fazer a calourada, festivais de arte e cultura, atividades esportivas. Enfim, ser um espaço de convivência e de referência para todos os estudantes do curso.

Para garantir a autonomia e o seu próprio gerenciamento financeiro, o DCE destinou um valor determinado da Carteira de Estudante para os Centros Acadêmicos. A cada trimestre, os Centros Acadêmicos, regularizados, receberam o repasse do valor da Carteira Estudantil, coisa que não era feita por outras gestões do DCE.

Também ajudamos na reconstrução de vários Centros Acadêmicos, como os de Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, entre outros. Ajude a reconstruir o Centro Acadêmico do seu curso. Procure o seu CA ou o DCE.

NOTA DA EDITORA: Esta coluna é de autoria do DCE da Unifor e foi enviada pela Gestão DCE de Cara Nova.