Banner

Explorando o Mundo Unifor

A sexta edição do evento reunirá atividades científicas, culturais e tecnológicas numa semana intensa de intercâmbio de conhecimentos. O ponto alto são as palestras com convidados de renome internacional, cada um representando uma área do saber.

Mais uma vez, a Universidade de Fortaleza abre suas portas para uma intensa troca de conhecimentos com a sociedade. A sexta edição do Mundo Unifor acontece de 21 a 25 de outubro, trazendo na programação palestras de profissionais de renome internacional, como Miguel Nicolelis, Mark Stevenson, Antonio Carlos Dias e Nelson Jobim. O encerramento fica por conta do show do cantor e compositor Humberto Gessinger.

O evento, que é bianual, contempla ainda o XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, o XIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, o XIII Encontro de Iniciação à Docência, o V Encontro de Práticas Docentes e o I Encontro de Iniciação Científica Júnior, novidade que pretende estimular a prática da pesquisa acadêmica entre estudantes de ensino médio.

“O Mundo Unifor é um evento que representa a integração do conhecimento. A principal ideia é mostrar o que se produz na Universidade, expandir a produção e o conhecimento para toda a comunidade. Durante o encontro, articulamos os centros da Universidade para discutir temas de interesse de cada um, com uma grande conferência para cada área – saúde, comunicação e gestão, tecnologia e direito. Buscamos atrair não só alunos, professores e colaboradores da Universidade, mas também gente de fora do campus. É um evento aberto, a sociedade está convidada a participar de toda a programação, que contempla ainda minicursos, workshops, palestras”, frisa o vice-reitor de Ensino de Graduação, prof. Henrique Sá.

“É um momento único, quando alunos e professores expõem trabalhos científicos, numa troca intensa de conhecimento e vivências. Um momento de discussão de temas atuais e polêmicos, no qual o meio universitário tem a oportunidade de apresentar e discutir inovações. É um momento de formação de rede de relacionamentos quando pessoas qualificadas e empreendedoras encontram-se, gerando novas ações, estudos e desafios”, salienta a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, profa. Lilia Sales.

“Durante o Mundo Unifor, abrimos a Universidade para trocar experiências, divulgar o que temos desenvolvido a partir de nossas atividades acadêmicas. O público tem a chance de conhecer melhor a Universidade, que vem fazendo a diferença para o desenvolvimento do estado e do país”, ressalta a reitora Fátima Veras.

A programação desta edição do Mundo Unifor inclui o Espaço de Cidadania, que será montado no bloco Z, e o Espaço de Saúde, entre os blocos C e B. Os dois espaços contemplarão serviços como emissão de carteira de identidade e CPF, orientação jurídica, no caso do primeiro, e aferição de pressão arterial, medição de colesterol, glicemia, entre outros, no caso do segundo. A cada dia, antes das palestras principais, que acontecerão a partir das 19h, haverá apresentação da banda Os Transacionais.

PALESTRAS MAGNAS

234_mundounifor5Miguel Nicolelis
Convidado CCS
Professor titular de Neurobiologia e Engenharia Biomédica e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, em Durham, nos Estados Unidos. Considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American e primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa dessa renomada revista. Lidera um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Duke University, no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina). O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo. Nicolelis também concebeu e lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociência de Natal, no Rio Grande do Norte.
Tema: A revolução na neurociência
Data: 21 de outubro



234_mundounifor4Mark Stevenson

Convidado CCG
Autor, comediante, empresário e futurologista britânico, é fundador da Flow Associates, agência de aprendizagem cultural, e chefe da ReAgency, agência de comunicação científica. É membro da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures & Commerce. Seu livro mais famoso, An Optimist’s Tour of the Future (2011), baseado em ideais otimistas, prevê que invenções e inovações ajudarão a humanidade a superar antigos problemas na construção de um futuro ideal para todos.
Tema: Uma visão otimista do futuro
Data: 22 de outubro





234_mundounifor3Antonio Carlos Dias

Convidado CCT
Diretor de Smarter Cities, da IBM Brasil. A área é responsável por oferecer propostas e soluções tecnológicas para ajudar a superar problemas críticos das cidades como trânsito, educação e segurança, com o objetivo de construir cidades inteligentes. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Escola de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Tema: A tecnologia ajudando na construção de cidades mais inteligentes
Data: 23 de outubro





234_mundounifor2Nelson Jobim

Convidado CCJ
Jurista e político brasileiro, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi ministro da Defesa (2007-2011), ministro do Supremo Tribunal Federal (1997-2006), corte da qual foi presidente, e ministro da Justiça (1995-1997). Foi ainda deputado federal pelo Rio Grande do Sul (1987-1991). Teve papel de destaque durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, atuando ao lado de Ulysses Guimarães.
Tema: Vinte e cinco anos de Constituição brasileira
Data: 24 de outubro





234_mundounifor1Humberto Gessinger

Cantor, compositor, multi-instrumentista e escritor, Gessinger alcançou o sucesso com a banda Engenheiros do Hawaii. Com 28 anos de carreira, oito discos de ouro, um de platina e três DVDs de ouro, com mais de três milhões de discos vendidos, está lançando seu 20º CD, Insular, e seu 6º livro, “Seis segundos de atenção”.
Data: 25 de outubro








234_mundounifordestSERVIÇO

De 21 a 25 de outubro, com atividades em todo o campus. Evento gratuito. Para ter acesso, inscreva-se no hotsite do evento. Para o show, inscreva-se e retire o ingresso na secretaria do evento (bloco D) doando 1kg de alimento ou um brinquedo.
Informações: 3477 3400
www.unifor.br/mundounifor



Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 234

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados