Atividades marcam início dos MBAs do programa de Educação Corporativa

Programa conta com 11 cursos voltados para a formação de líderes com visão inovadora, capazes de transformar de forma competitiva o mercado de trabalho.

233_mbaOs meses de agosto e setembro marcam o início dos 11 cursos de MBA oferecidos pelo programa de Educação Corporativa Líderes que Transformam, da Universidade de Fortaleza. Em agosto, começaram os MBAs em Gerenciamento de Projetos, Finanças, Logística, Gestão Empresarial, Marketing e o MBA Executivo com módulos internacionais pela Wharton School of Business. Em setembro, será a vez dos cursos Gestão de Negócios em Saúde, Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão e Business Law e Gestão Pública.

Os MBAs oferecem módulos com profissionais de ponta e trazem convidados de projeção nacional e internacional para proferir seminários, cursos e palestras com a finalidade de aprimorar e aprofundar conteúdos. Foi o caso do professor e consultor Jorge Garcia, que ministrou, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, o seminário Estratégia Empresarial, primeira disciplina de cinco dos 11 MBAs. “O foco do encontro foi transmitir aos alunos o conceito de estratégica competitiva, que diz respeito à forma como uma empresa deve se posicionar no mercado para se tornar maior e mais lucrativa”, explicou o professor. De origem mexicana, Jorge Garcia veio para o Brasil em 1968 a trabalho e naturalizou-se brasileiro. Tem como expertise diagnosticar por que as empresas quebram, além de ser autoridade em estratégia competitiva e posicionamento estratégico. Em setembro, ele volta à Unifor para lecionar sobre Inteligência Competitiva.

Dentro da mesma proposta, nos dias 21 e 22 de agosto, a Unifor recebeu os maestros Ricardo Calderoni e Roberto Tibiriçá, que ministraram o curso A Arte da Liderança: Uma Visão Orquestral da Empresa. A ideia inovadora, de aliar profissionais de áreas aparentemente distantes, como música e negócios, traça um paralelo entre o modo pelo qual os maestros lidam com sua equipe de músicos e os empresários com suas empresas. A analogia levou em conta que ambos, orquestras e empresas, são organismos complexos e dinâmicos que requerem sincronia e ritmo em sua condução. Destacando habilidades e competências necessárias para que gestores atinjam resultados significativos em seus locais de trabalho, o curso propôs a discussão de experiências e a apresentação de processos e soluções de sucesso em inovação organizacional.

“Uma orquestra, no fundo, é uma empresa. Tem uma hierarquia, líderes, uma disciplina rígida e uma dedicação muito fortes. Muitas vezes os empresários têm curiosidade de ver como funciona uma orquestra e pegar ideias”, apontou o maestro Tibiriçá. “Durante o curso, conversamos sobre casos específicos, experiências do cotidiano, dificuldades. Apresentamos ferramentas para superar desafios e atingir melhores resultados”, destacou Calderoni.

Para a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lilia Sales, “desenvolver uma metodologia focada no desenvolvimento de projetos e ações e ainda unir profissionais dos mercados cearense e brasileiro, numa troca intensa de experiências, só enriquece e fortalece a Educação Corporativa da Universidade de Fortaleza. Nosso foco é a liderança que transforma”.

Já a reitora Fátima Veras vê os cursos como uma oportunidade de destaque dentro de um mercado cada vez mais exigente. “Os MBAs oferecidos dentro do programa de Educação Corporativa da Unifor certamente são um diferencial na carreira de qualquer profissional. Buscamos professores qualificados para que os alunos desenvolvam competências necessárias para atuar em cenários complexos. A ideia é que o retorno seja imediato e que os alunos se destaquem em seus locais de trabalho”.

Líderes que Transformam
Com o objetivo de formar profissionais com visão inovadora, os MBAs do programa de Educação Corporativa da Unifor possuem uma abordagem técnica e prática que engloba, de maneira abrangente e integradora, as questões empresariais mais relevantes dos cenários nacional e internacional. Além disso, os alunos são beneficiados pela rede de relacionamentos desenvolvida ao longo dos cursos com profissionais de mercado e empresas.

233_mbadepo

“Comando uma equipe de 18 pessoas em uma empresa que atende todo o Brasil. Estou sempre em busca de renovar conhecimentos e acredito que o MBA será um divisor de momentos na minha carreira, principalmente pelo conteúdo, pela qualificação dos profissionais e pelo gabarito da Unifor e da Wharton School. Definitivamente, o aprendizado irá se traduzir em resultados efetivos para mim e minha equipe.”

Christian Villa
Aluno do MBA Executivo com módulos internacionais

233_doedepo5

“Sou de São Paulo e há um ano moro em Fortaleza. Sei que a Unifor é uma instituição bastante conceituada, por isso escolhi estudar aqui. Trabalho na área de logística há 11 anos, tenho bastante conhecimento prático, mas quero agregar mais conhecimento, principalmente teórico. Meu objetivo é assumir um cargo de gerência e por essa razão quero continuar me especializando”.

Juliana de Paula

Aluna do MBA em Logística

Informações sobre vagas disponíveis:
3477 3114/3178