Experiência internacional

Sete alunos dos cursos de Comércio Exterior e Economia embarcam, este mês, para um ano de estudos na Alemanha. Além da experiência de viver e estudar em outro país, o programa de dupla titulação possibilita aos participantes obter dois diplomas.

233_comercioexterior
Ter a oportunidade de ampliar aprendizados, vivenciar outras culturas e realidades, aprender novos idiomas. Para sete estudantes dos cursos de Comércio Exterior e Economia, essa experiência será possível através do programa de dupla titulação internacional, oferecido pela Unifor. Eles embarcam em meados deste mês para a Alemanha, onde passarão dois semestres estudando na Universidade de Deggendorf, no sul daquele país. Ao final da graduação, os alunos receberão dois diplomas, o da Unifor e o da instituição estrangeira.

O programa é realizado desde 2008, implantado por meio de convênios desenvolvidos entre Unifor e University of Applied Sciences, em Deggendorf, na Alemanha, e Novancia Business School, em Paris, na França. A oportunidade é ofertada a estudantes dos cursos de Comércio Exterior, Economia e Administração. “Os alunos de Comércio Exterior podem optar entre as universidades alemã e francesa. Já os de Economia podem ir para Deggendorf e os de Administração para Paris”, explica a coordenadora do curso de Comércio Exterior, profa. Candice Graziani. A seleção de alunos é semestral para Deggendorf e anual para Paris. Os alunos que embarcam este mês irão cursar, obrigatoriamente, doze disciplinas da grade curricular da universidade alemã.

Aluno de Ciências Econômicas, Caio Juaçaba é um dos alunos contemplados. Ele acredita que a dupla titulação trará a possibilidade de alavancar sua futura carreira profissional. “É a chance de aprimorar nossos conhecimentos. Ao mesmo tempo, obter a dupla titulação, pela Universidade de Deggendorf, se torna um diferencial, por ser um centro de referência na área da Economia. Agradeço à Unifor por abrir as portas para minha educação internacional”. Ingrid Cordeiro, estudante de Comércio Exterior, pretende extrair o máximo da experiência. “Estou numa expectativa muito grande, pois esta é uma oportunidade única para minha carreira acadêmica. Conquistar uma dupla titulação, e ainda conhecer outras culturas, é um desafio que pretendo encarar com muita alegria. Estou preparada e agradeço aos meus professores e à Universidade por isso”, comemora.

Para a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), profa. Clara Bugarim, a dupla titulação é um importante diferencial. “Esta experiência é riquíssima, pois agregará conhecimentos e valores tanto para as esferas acadêmica e profissional quanto pessoal desses alunos”. Ela acrescenta que a complementação na formação acadêmica é preocupação constante da Unifor. “Cumprimos nosso papel como instituição de ensino de excelência quando oportunizamos aos nossos alunos esse tipo de troca”, aponta. A expectativa, de acordo com a profa. Candice, é continuamente ampliar o programa de dupla titulação para outros países.

Para participar do programa de dupla titulação, os estudantes interessados devem estar matriculados, ter média igual ou superior a 8,0, apresentar cartas de recomendação de dois professores e escrever uma carta de intenções. É preciso ainda que tenham proficiência em inglês – língua em que os cursos são ministrados – e cursado a cadeira de Estágio Supervisionado, além do mínimo de três disciplinas ofertadas, na língua inglesa, pela própria Unifor. Vale lembrar que aqueles aprovados no processo seletivo não pagam mensalidades nem na Unifor nem na universidade estrangeira, somente as matrículas.