espaço DCE* | Edição 233

Eleições
Em outubro, acontece a eleição para a escolha da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor. O edital de seleção será divulgado por meio da fanpage DCE Unifor, no Facebook. Qualquer estudante matriculado pode montar uma chapa para concorrer. Mais informações na sede do DCE ou pelo telefone 3477 3443.

Gestão de Cara Nova
Chega ao fim o mandato da atual gestão do DCE Unifor, DCE de Cara Nova. Bem mais do que viabilizar a produção da carteira de estudante ou realizar calouradas, o DCE, como órgão máximo de representação estudantil, trabalha em prol de conquistas que beneficiem todos os estudantes da Unifor. Ele deve participar de espaços como o conselho da Universidade, a comissão do Fies, articular os centros acadêmicos e debater as necessidades dos estudantes, procurando, junto com eles, encontrar soluções. “Foi uma longa caminhada, com muitos desafios. Foi com muita coragem que chegamos à eleição da nossa diretoria. A gestão assumiu o DCE sem dinheiro ou qualquer prestação de contas. Mesmo assim, com determinação e compromisso, levamos o DCE Unifor de volta para a mão dos estudantes. Estudantes esses de vários cursos, centros acadêmicos e sonhos compartilhados. Fazemos hoje um DCE que busca dialogar com você, estudante, tendo como norte e objetivo defender o seu direito, sendo sempre propositivo e buscando melhorias para nossa Universidade. Somente com um DCE forte poderemos honrar a história do Movimento Estudantil da Unifor, que tem nas suas linhas grandes vitórias, como a instalação de bebedouros na Universidade e a construção da passarela para evitar acidentes. Foi através de lutas que o DCE conseguiu barrar o aumento de mensalidades, realizar grandes calouradas de integração dos estudantes, entre outras conquistas. Por meio da atual gestão, conquistamos a gratuidade da internet e o aumento do valor destinado ao Fies – passamos de 28% para 35% no último semestre. Levamos a realidade da nossa Universidade para o Brasil afora, participando do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) e do Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneb). Lutamos também por uma Universidade com mais segurança e melhor qualidade de ensino. Participamos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizamos eleições para diversos centros acadêmicos, entre outras atividades. Apesar de tantas realizações, acreditamos que temos que avançar e conquistar mais. Para isso, precisamos de você neste cordão. Venha e contribua com esta construção. O DCE é seu, do estudante”.

*NOTA DA EDITORA: As informações desta coluna foram enviadas pela Gestão DCE de Cara Nova.