Unifor é homenageada pelo Festival Eleazar de Carvalho

232_festivalhomeng

Em nome do chanceler Airton Queiroz, Randal Pompeu recebe placa das mãos de Sônia Muniz de Carvalho, diretora artística do Festival

A 15ª edição do Festival Eleazar de Carvalho chegou ao fim dia 21 de julho com concerto na Praça Central da Biblioteca Unifor. O tradicional evento de fechamento foi embalado com apresentações do coral e da orquestra do Festival, que executaram a 5ª Sinfonia de Beethoven, o coro de ópera e o Hino Nacional. Destaque para a participação do tenor carioca Fernando Portari, um dos mais requisitados músicos eruditos da atualidade. Na ocasião, foi prestada homenagem aos 40 anos de fundação da Unifor com a entrega da Comenda Mérito Cultural e Artístico Eleazar de Carvalho ao chanceler Airton Queiroz por seu contínuo apoio às artes e à cultura no Ceará.

“Para nós, é uma noite de muita alegria. Este é o sétimo ano que o Festival acontece na Unifor. É uma oportunidade de ver nosso campus cheio de música e alegria. Entendemos que este é um evento completo, que incentiva a música e forma profissionais, portanto merece todo o apoio da Universidade de Fortaleza. Agradecemos a homenagem. O chanceler Airton Queiroz é um grande incentivador das artes e da cultura. Ele é responsável pela revolução cultural que está acontecendo no estado em relação às artes e exposições”, destacou o vice-reitor de extensão e comunidade universitária, professor Randal Pompeu, que recebeu a comenda representando o chanceler.

A diretora artística do Festival, Sônia Muniz de Carvalho, ressaltou o importante papel da Unifor na educação e na arte. “O apoio que a Universidade nós dá é imprescindível. Quando colocou à disposição as dependências da Unifor, tivemos a certeza de que o Festival teria de ser realizado aqui. A Unifor é o cartão de visitas cultural de Fortaleza, e isso garante um status para o Festival. Eu me sinto muito feliz e honrada por isso.”

Ao final do concerto, entregaram-se os prêmios do concurso Jovens Solistas e Regentes 2013, tradicional evento da programação do Festival Eleazar de Carvalho. Foram premiados: Guilherme Nascimento, na categoria sopro; Pablo Arbo, na categoria cordas; Elon Bitencourt e Daniel Menezes, na categoria canto. Os jovens ganharam instrumentos e vão se apresentar junto à orquestra do Festival na próxima edição do evento. Axel da Silva foi considerado um talento extremo e recebeu menção honrosa.