Unifor participa da maior feira de universidades

A Instituição é a única do Norte e Nordeste a participar da conferência que neste ano reuniu 400 IES expositoras e mais de 9 mil inscritos.

232_nafsa

Vice-reitor de extensão e comunidade universitária, professor Randal Pompeu, durante a Nafsa 2013, realizada em Missouri, nos Estados Unidos.

A Universidade de Fortaleza participou da 65ª edição da conferência anual da Associação Internacional de Educadores (Nafsa), realizada no Missouri, Estados Unidos, de 26 a 31 de maio. A Unifor foi a única instituição brasileira do Norte e Nordeste a participar da conferência que neste ano reuniu 400 universidades expositoras e mais de 9 mil participantes. Esta foi a sexta vez consecutiva que a Instituição se fez presente no evento.

A Nafsa é uma associação americana formada por instituições de ensino superior de dezenas de países e promove anualmente a maior feira itinerante de universidades com o objetivo de fortalecer o intercâmbio acadêmico entre IES e debater as diretrizes da internacionalização. Neste ano, o evento teve como temática Ideais e Impactos na Educação Internacional.

Segundo o vice-reitor de extensão e comunidade universitária da Unifor, prof. Randal Pompeu, a feira é um grande momento para que a Unifor se mostre para universidades e educadores do mundo inteiro. “A feira tem uma repercussão muito grande e o Brasil está no centro das atenções. As universidades têm interesse em fazer parcerias e convênios nas mais diversas atividades, como projetos de pesquisa em conjunto e cursos de curta duração que promovem a mobilidade internacional de alunos e professores. Temos de estar em sintonia com a realidade ao nosso redor, portanto uma feira como essa nos dá a oportunidade de mostrar o potencial que a Universidade tem e também de fazer contatos com outras IES. Participar dessa feira é uma maneira de provar que acreditamos na internacionalização. Houve, inclusive, um aumento significativo no número de instituições parceiras desde que marcamos nossa presença no evento”, comenta.

Para o vice-reitor de administração, José Maria Gondim, as relações estabelecidas na feira são importantes para o desenvolvimento de uma sociedade acadêmica internacional. “A Nafsa é uma das maiores feiras de negócios para instituições de ensino superior e educadores. Seus resultados começam quando a feira termina, pois os contatos, as demonstrações de interesse para novas e frutíferas parcerias acontecem após o evento, quando elas se convertem em fatos e ações concretas que contribuirão para o crescimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade da internacionalização.”