Disciplinas em inglês para estrangeiros e brasileiros

Universidade disponibiliza matérias de diferentes conteúdos em inglês desde 2007. A ação visa atrair alunos de outros países e proporcionar experiência acadêmica e cultural a estudantes da Unifor.

232_duplatitulacaoAlém dos 51 estudantes norte-americanos da Universidade do Arizona, dos Estados Unidos, outros 70 de diversas nacionalidades estiveram na Unifor no semestre passado fazendo intercâmbio. Neste mês, são esperados mais 55 que vão iniciar seus estudos com 6 a 12 meses de duração. Para receber alunos de diferentes países e se tornar atrativa a eles, a Universidade de Fortaleza oferece disciplinas ministradas em inglês desde 2007.

Neste semestre, estão sendo ofertadas dez cadeiras na língua inglesa e uma em espanhol. As disciplinas estão em sua maioria alocadas na grade curricular do curso de Comércio Exterior, mas ficam abertas a todos os alunos da Universidade sem custo adicional. “Desconheço outras instituições no Ceará que ofereçam disciplinas em outros idiomas. Isso é um diferencial da Unifor para nossos estudantes. É também uma ótima oportunidade para o aluno exercitar o idioma enquanto estuda disciplinas específicas do seu curso. Todos os processos durante a aula são feitos no idioma da disciplina, desde a fala do professor até as provas e trabalhos aplicados”, explica a coordenadora do curso de Comércio Exterior, professora Candice Graziani.

Para a diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), profa. Clara Bugarim, a internacionalização do ensino deve ser vista com bons olhos. “As disciplinas em inglês preparam nossos alunos a assumir o desafio de participar do mercado. E o mercado não se restringe mais ao Brasil, vivemos num mundo sem fronteiras. Pensando nisso, a Unifor oferece as disciplinas em idiomas estrangeiros, bem como a experiência do intercâmbio. É uma novidade para o próximo semestre abrirmos o leque de idiomas. Esse é um caminho irreversível que a Universidade está trilhando. A internacionalização é valiosíssima, pois dá aos alunos a oportunidade de assistir a aulas em outros idiomas e também de trocar experiências com alunos estrangeiros. No mundo globalizado, é importante oferecer essa oportunidade aos alunos”.

DUPLA TITULAÇÃO
As aulas em inglês são uma opção interessante para quem está pensando em fazer intercâmbio. Já para os estudantes que planejam fazer o programa de dupla titulação internacional, torna-se obrigatório. Eles precisam antes de viajar ter cursado no mínimo três cadeiras em inglês oferecidas pela Unifor.

A dupla titulação deriva de convênios desenvolvidos com a Novancia Business School, em Paris, na França, e a University of Applied Sciences, em Deggendorf, na Alemanha, e é ofertada a alunos de Administração, Ciências Econômicas e Comércio Exterior. Os alunos, depois de cursarem cadeiras na universidade alemã ou francesa por um ano e concluírem a graduação, obtêm dois diplomas: o da Unifor e o da instituição estrangeira. “Os alunos do curso de Comércio Exterior têm a opção de ir para a Novancia Business School, na França, ou para a University of Applied Sciences, na Alemanha. Os alunos de Administração podem ir para Paris e os de Economia para Deggendorf, devido às especificidades das cadeiras estudadas nas universidades estrangeiras”, acrescenta Candice.

Ao participar do programa, o aluno não paga mensalidades nem na Unifor, nem na universidade estrangeira – só a matrícula. O candidato deve estar matriculado, ter média igual ou superior a 8,0, apresentar cartas de recomendação de dois professores e fazer uma carta de intenções. O aluno precisa também ter feito a cadeira de Estágio Supervisionado antes de viajar.

PARCERIAS INTERNACIONAIS
A Unifor possui parcerias com 170 instituições de ensino superior em 30 países de todo o mundo. Neste semestre, 45 alunos da Instituição se preparam para estudar no exterior em uma das universidades conveniadas. Desde 2007, foram mais de 1.300 alunos da Unifor em mobilidade internacional.

“No ano passado, enviamos 134 estudantes da Unifor para universidades estrangeiras. Os principais destinos são Espanha, França e Alemanha. Eles procuraram a Espanha principalmente pela facilidade de aprendizagem do idioma espanhol, bem como a existência de um grande número de universidades de referência nas mais variadas áreas de estudo que já são nossas parceiras. Já França e Alemanha são procuradas em função dos programas de dupla titulação”, acrescenta o chefe da Assessoria Internacional, professor João Araújo Neto.

232_duplatitulacao1

“Tenho expectativas muito boas em relação ao intercâmbio. Irei estudar um semestre na Universidade de Salamanca, na Espanha. É uma ótima oportunidade de conhecer outras culturas e aprender um novo idioma. Pretendo fazer cadeiras do Direito que possam ser aproveitadas pela Unifor e disciplinas específicas que só tenham lá.”

Diego Elóia Limão,
aluno de Direito.

232_duplatitulacao2

“Soube da dupla titulação da Unifor por amigos que fizeram o programa. Todos contaram ótimas experiências e a partir disso fui amadurecendo a ideia. Minhas expectativas são muito grandes. Estou confiante de que isso representará crescimento na minha carreira. Planejo conseguir estágio lá também. Cursei disciplinas em inglês aqui na Universidade e acredito que serão úteis no entendimento das disciplinas que cursarei na Alemanha.”

Mateus Ferreira,
aluno de Comércio Exterior.

Programa de Intercâmbio da Unifor
Para participar, o aluno deve estar matriculado e ter média igual ou superior a 7,0. Informações: 3477 3127.