Banner

Unifor oferta curso de verão para universitários norte-americanos

Universidade recebeu 51 jovens em projeto de intercâmbio especial por 10 semanas. A iniciativa é pioneira no país. A procura de alunos estrangeiros por cursos na Universidade cresce a cada ano. Neste mês, outros 52 iniciam suas aulas enquanto 45 estudantes da Unifor se preparam para sua experiência de mobilidade acadêmica internacional.

232_intercambioEm julho, 51 universitários da Universidade do Arizona, Estados Unidos, estiveram no campus da Unifor. Os jovens vieram para um programa de intercâmbio intensivo de dois meses: de 15 de maio a 15 de julho. O projeto, para eles considerado curso de verão, é pioneiro no país. A Unifor é a primeira universidade brasileira a receber esse tipo de programa de intercâmbio especial.

“Esse programa é resultado de uma parceria que temos com a Universidade do Arizona há mais de um ano. A professora Sushila Umachanca, coordenadora do curso de Administração da instituição americana, veio à Unifor outras vezes e eu estive lá ministrando aulas aos seus alunos. A parceria culminou com esse projeto de curso intensivo de verão. Esperamos que esse modelo de intercâmbio tenha continuidade e seja replicado por outras instituições. Tivemos também em julho a vinda de 15 jovens da Universidade do Texas at Brownsview (UTB) em um projeto similar, embora por um período mais curto. Essa e outras parcerias mostram que a Unifor está cada vez mais se internacionalizando e se projetando no cenário mundial”, comenta o vice-reitor de extensão e comunidade universitária, prof. Randal Pompeu.

Os americanos eram estudantes de graduação atrelados a cursos da Faculdade de Gestão da instituição americana, como Economia, Marketing e Contabilidade. Eles cursaram cinco disciplinas, sendo quatro da universidade estrangeira, que trouxe quatro instrutores, e uma da Unifor – Global Strategic Management in Brazil, ministrada por dois professores do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA): Cleber Dutra e Cláudio André Nogueira.

“Esse tipo de iniciativa de oferecer parcerias para cursos de verão com instituições estrangeiras traz um retorno de valor para o ensino no país de uma forma geral. A Unifor inovou e está de parabéns. Esse tipo de projeto já é tradição fora do Brasil, onde é comum encontrar universidades que exigem experiência internacional de seus alunos. O projeto vem elevar a Unifor nessa perspectiva educacional ambiciosa para nosso país”, avalia o prof. Cleber.

O prof. Joe Broschak, da Universidade do Arizona, um dos que acompanharam os alunos na viagem, destaca que esse tipo de formato de intercâmbio possibilita uma experiência rica também aos docentes. “Tivemos um excelente apoio institucional por parte da Unifor e a infra-estrutura das salas de aula aqui é ótima. Nossos alunos conheceram estudantes brasileiros e a troca de experiência cultural foi muito boa para eles e para nós. Foi uma experiência maravilhosa para todos.”

Os alunos tiveram acesso ao Parque Desportivo, à Biblioteca e a várias áreas de estudo na Unifor. “A Unifor fretou um ônibus para transportá-los do hotel até o campus em função da segurança e para evitar atrasos em seus cronogramas. Tivemos um feedback positivo por parte dos alunos, que se disseram satisfeitos com a infraestrutura e sobretudo com a parte acadêmica ofertada pelos nossos professores”, acrescenta o chefe da Assessoria Internacional, professor João Araújo Neto. Além das aulas, os jovens americanos fizeram visitas a empresas locais e participaram de algumas atividades culturais, como visita à exposição Trajetórias, no Espaço Cultural Unifor, aulas de capoeira e passeios turísticos a praias do estado.

DEPOIMENTOS

232_intercambio1 232_intercambio2 232_intercambio3 232_intercambio4 232_intercambio5

“Conduzi conteúdo atrelado à sustentabilidade. A disciplina tinha por objetivo alertar sobre as perspectivas de como abrir negócios no Brasil pelo lado da sustentabilidade, mostrando para os alunos que precisam levar em consideração o sistema legal, pois em alguns casos temos leis ambientais mais rigorosas do que os Estados Unidos, e que o consumidor está mais consciente sobre o mercado e atento a questões de responsabilidade social. Fazer um plano de marketing não basta. É preciso fazer adaptações em função de perspectivas da sustentabilidade. Foi ótimo chegar ao fim do curso e ver o desenvolvimento dos alunos e avaliar seu crescimento. Muitos deles até agradeceram. As disciplinas em inglês são uma oportunidade aos que estão se preparando para uma experiência no exterior. Elas fazem parte do desenvolvimento de competências para o mercado brasileiro e internacional.”
Cleber Dutra, professor do PPGA que ministrou aulas em inglês para alunos da Universidade do Arizona.

“Falei com os alunos principalmente sobre a economia brasileira explicando como funciona os negócios no Brasil. Acho fundamental a inserção da Unifor no ambiente internacional. Se ela já é uma instituição de prestígio no Norte e Nordeste, agora ela está se preparando para ser de prestígio mundial. A troca de experiências é importante, e os alunos aprendem a trabalhar com referências culturais que vão fazer parte da vivência e experiência profissional deles.”
Claudio André Nogueira, professor do PPGA que ministrou aulas em inglês para alunos da Universidade do Arizona.

“Os cursos foram maravilhosos. Os professores brasileiros nos ajudaram muito a compreender a economia brasileira e como se dá a sustentabilidade no país. Estive na Inglaterra e em Gana, na África, mas esta é minha primeira vez na América do Sul. As praias do estado são lindas e o campus da Unifor é magnífico. As pessoas são animadas, alegres e se mostram sempre amigas. Vivemos um ótimo momento aqui.”
Sydney Beke, aluna da Universidade do Arizona.

“Achei os professores da Unifor muito experientes e os temas de nossas aulas foram ótimos. Foi muito interessante saber que o Brasil é forte em sustentabilidade, temática que já estudei bastante nos Estados Unidos. A Unifor nos recepcionou muito bem, deixando-nos à vontade para usar salas, laboratórios e equipamentos. Adorei o Brasil. Esta foi a melhor experiência de vida que já tive.”
Monica Wysehart, aluna da Universidade do Arizona.

“Os cursos ministrados pelos professores da Unifor foram ótimos e proporcionaram conhecimentos nunca imaginados por mim. Eles nos ensinaram diferentes perspectivas sob uma mesma temática. Como eu nunca tinha viajado para fora do país, ver com meus próprios olhos como as pessoas interagem e como os negócios são feitos em outra nação foi uma experiência de abrir os olhos.”
Jason Ducoffe, aluno da Universidade do Arizona.



Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 232

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados