Unifor inaugura BlueLab

Instituição inaugura moderno laboratório especializado em tecnologia da informação em parceria com IBM e Flextronics. Até o final do ano, cerca de 240 estudantes serão formados pelo laboratório.

232_laboratorioA Universidade de Fortaleza inaugurou, no último dia 15, o BlueLab – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O laboratório foi criado em parceria com as empresas IBM e Flextronics e está vinculado ao Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati). A inauguração contou com a presença de membros da administração superior da Universidade, representantes da IBM e autoridades políticas locais.

“Fazer essa parceria com uma grande empresa como a IBM representa um avanço para a Unifor. Estamos cientes de que uma Universidade não se constrói isoladamente, e sim realizando grandes parcerias, pois estas fazem com que avancemos mais rapidamente. Este é o grande objetivo. É um presente também para o povo cearense, pois formaremos profissionais mais qualificados que gerarão resultados positivos para o mercado”, afirmou a reitora Fátima Veras em discurso de abertura da solenidade.

O diretor do Nati, Antônio Roosevelt Guerreiro Chaves (foto), também ressalta a importância do BlueLab para a formação dos alunos. “A IBM possui uma gama enorme de instrumentos que favorecem a formação do aluno de maneira sólida, voltada ao mercado de trabalho. E esse laboratório, assim como outros que nós temos, dá oportunidade aos alunos de trabalharem com ferramentas modernas e fundamentos para alcançar novas qualificações.”

*232_laboratorio2O laboratório, instalado na sala M-4, é equipado com 30 máquinas e dois servidores de alta performance e softwares com tecnologia IBM. “O laboratório é de última geração. Uma parceria com uma grande empresa como a IBM vai fornecer ferramentas específicas que não são fáceis de achar e daremos a formação ao aluno. Junto a essa formação, vamos desenvolver projetos que envolvam pesquisa, desenvolvimento e inovação”, acrescenta o coordenador do BlueLab, Paulo Barreto, sobre o acesso dos alunos à tecnologia do novo laboratório. Até o final do ano, cerca de 240 estudantes terão acesso a 300 horas de cursos em tecnologias e conceitos como big data (gestão da informação) e aplicativos móveis.

A gerente de relacionamentos e alianças estratégicas da IBM, Marcela Vairo, comentou a importância de formar profissionais na região. “O principal é ter pessoas que saibam desde o básico sobre o que os projetos de TI demandam até as novas tecnologias. Além do aprendizado, o aluno vai sair com uma carga de experiência a partir da prática que eles terão em projetos como o IHosp, por exemplo.” O IHosp será o primeiro projeto a ser implantado pelo BlueLab. Feito em parceria com o Instituto Atlântico, consistirá na construção de um sistema de gestão hospitalar.

Para o secretário de ciência e tecnologia do município, Tarcísio Pequeno, o BlueLab representa um avanço no conceito de cidade inteligente. “Esse laboratório é uma iniciativa importante porque é uma parceria academia/empresa. O conhecimento científico e a tecnologia são os grandes combustíveis da movimentação das cidades. Através de laboratórios como este, Fortaleza será uma cidade mais inteligente, melhor de se viver e se visitar.”