espaço DCE* | Edição 232

Eleições
As eleições para a escolha da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor vão ocorrer nos dias 17 e 18 de setembro. O edital está previsto para o dia 9 deste mês. Qualquer estudante matriculado poderá montar chapa para concorrer às eleições. Mais informações na sede do DCE ou pelo telefone 3477 3443.

Carteira de estudante
Os estudantes novatos precisam comparecer à sede do DCE com declaração de matrícula, foto 3x4, cópia da identidade ou de qualquer outro documento oficial com foto e preencher o formulário de solicitação da carteira. Para o estudante veterano que já tinha feito a carteira em outros anos e deseja fazer a de 2013, é possível solicitá-la através do site www.dceunifor.com.br.

Gestão de Cara Nova
Desde a posse da gestão DCE de Cara Nova, no mês de junho do ano passado, o DCE da Unifor vem colecionando importantes vitórias para os estudantes e a comunidade acadêmica no geral. Além das diversas atividades que realizamos, como a palestra sobre o Financiamento da Educação Brasileira e o lançamento do Pacto pela Juventude, que contou com a participação do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliesco, podemos citar também a conquista do aumento do FIES para 35% de todo o comprometimento financeiro da Unifor, o aumento progressivo das bolsas de pesquisa e monitoria, a melhoria da cobertura de internet, o compromisso da Reitoria em reduzir ou extinguir a taxa de trancamento de matrícula e o compromisso também da administração da Unifor de realizar um estudo sobre a viabilidade da construção de um restaurante universitário no campus. Entretanto, consideramos como principal vitória a ampliação do efetivo de seguranças e a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico e de controle de entrada e saída de carros e de pessoas no campus. Também merece destaque: agora a carteirinha de estudante vem com o layout da UNE e tem validade em todo o território nacional. Apesar de todas as conquistas, muito ainda precisa ser feito. É necessário que os estudantes participem das entidades representativas, só assim os Centros Acadêmicos e o DCE terão mais força, legitimidade e organização para propor novas mudanças que possam melhorar cada vez mais nossa Universidade. A eleição para o DCE ocorrerá na segunda semana de setembro. Não fique de fora, venha conhecer melhor a entidade que representa você e ajudar a construir uma Universidade mais democrática e participativa.

* Esta coluna é de autoria do DCE da Unifor e foi enviada pelo presidente da Gestão DCE de Cara Nova, Gerson Menezes.