Alunos de malas prontas para mestrado na Rússia

O primeiro ano do desafio já foi superado. Agora os estudantes darão continuidade ao mestrado em Moscou.

232_alunosmestradoDiego Lacerda, Priscila Solón e Luís Solón Filho se preparam para o segundo ano do mestrado em Educação Física na Universidade Estatal de Cultura, Física, Esporte e Turismo da Rússia (RSUPES&T). A instituição é a maior escola de nível superior no ramo de formação da cultura física da Rússia. O curso de pós-graduação tem duração de três anos, sendo o primeiro dedicado ao estudo do idioma russo e os demais voltados à pesquisa.

Diego e Priscila são egressos do curso de Educação Física; Luís fez curso de educação continuada em Fisiologia do Exercício na Unifor. Além dos três, apenas mais um brasileiro participa do programa de mestrado em Moscou.

O amor pelo esporte motivou os três jovens a embarcarem no desafio. Diego sempre cultivou o desejo de estudar fora, e o mestrado veio em um bom momento. “A literatura russa possui obras de referência na área de educação física, e durante minha graduação na Unifor fui incentivado pelos professores a dar continuidade aos estudos no exterior. Luís me falou sobre a Universidade de Moscou. Fizemos um curso de um mês lá e, quando vi toda a estrutura que eles oferecem e as pesquisas que desenvolvem na área de esportes, pensei que aquela era minha chance”.

Segundo Luís, as bases construídas durante o curso de especialização foram fundamentais para a escolha de continuar os estudos em outro país. “Enquanto cursava minha especialização na Unifor, tive contato com professores de renome nacional e internacional. Isso faz diferença quando planejamos continuar nossos estudos no exterior. Os incentivos, as experiências contadas pelos professores são um referencial na vida acadêmica de cada um de nós.”