Editorial | Excelência internacional

A abordagem principal do Unifor Notícias deste início de semestre é a internacionalização como busca de excelência e fator de inovação. Esta é uma das perspectivas de atendimento às expectativas dos alunos como forma de mantê-los motivados a completar seus cursos, ampliar sua formação e prospectar mercados.

A matéria de capa e grande parte do conteúdo desta edição destacam as relações internacionais que a Universidade oferece: cursos, seminários, feiras, concertos e congressos que intercambiam conhecimentos com outras culturas.

“Unifor oferta curso de verão para universitários norte-americanos”. Durante dois meses, 51 estudantes da Universidade do Arizona fi zeram um curso intensivo na Unifor, outros 52 alunos estrangeiros iniciam seus cursos este semestre e 45 estudantes da Unifor estão iniciando suas experiências internacionais também este semestre.

Disciplinas em inglês são ofertadas para estrangeiros e brasileiros; alunos da Unifor dão continuidade a seus mestrados em esporte na Rússia.

A Unifor é a única instituição do Norte e Nordeste que participa da Nafsa, associação americana formada por instituições de ensino superior que objetiva fortalecer o intercâmbio acadêmico entre as IES e debater diretrizes de internacionalização. Catherine Pégard, presidente do Castelo de Versalhes, famoso museu francês, é nossa entrevistada deste mês. Ela fala sobre as difi culdades e sucessos na gestão do Castelo, além do papel dos mecenas na promoção cultural da França.

A Universidade dá início, no próximo dia 22, ao MBA Executivo com módulos internacionais, que integra o projeto de educação corporativa Líderes que Transformam da nossa Instituição. O curso inclui programas do Instituto Aresty de Educação Executiva de Wharton, da Universidade da Pensilvânia, dos Estados Unidos.

Em reconhecimento ao trabalho de responsabilidade social e inclusão pela educação, o chanceler Airton Queiroz é convidado de Bill Clinton para encontro da Clinton Global Initiative Latin America, evento a se realizar em dezembro no Rio de Janeiro.

E uma novidade promissora desta edição é a coluna Espaço DCE, que passa a compor o Unifor Notícias.

Seja bem-vindo!

Erotilde Honório