Palavra da Reitora

231_internareitoraNo ano em que completa 40 anos, a Unifor celebra com toda a comunidade acadêmica as conquistas alcançadas ao longo dessa jornada. Dentre elas, o universo de mais de 70 mil profissionais graduados que levam adiante o nome desta Instituição e contribuem com o desenvolvimento responsável do nosso país.

Vivemos um momento político importante, em que a sociedade reivindica melhores condições de saúde, educação, mobilidade e segurança. Nesse movimento, é nítida a participação ativa da juventude, que usa a criatividade e a liberdade de expressão para gerar transformações sociais em prol de um Brasil mais justo e igualitário.

Enquanto Instituição de Ensino Superior, a Universidade de Fortaleza credibiliza a força dessa juventude e dá sua contribuição para que as reais transformações se concretizem de forma pacífica e responsável. Acreditamos que a excelência e a integração entre ensino, pesquisa e extensão são ferramentas valiosas para potencializar a força criativa dessa geração e fortalecer os sentimentos de pertencimento e de responsabilidade social que conduzem a inovações. Segundo John Dewey, “a educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.

Por esse motivo, e movidos pelo sentimento de conquista e vitória, congratulamo-nos com os concludentes de 2013.1 e seus familiares nesta cerimônia de Colação de Grau, esperando que todos trilhem seus caminhos pessoais e profissionais com base no senso de justiça, de coletividade e de amor ao próximo; que nunca deixem de perseguir seus sonhos e de concretizar seus objetivos.

Desejamos que nossos concludentes sigam adiante, conquistem seus espaços e lembrem-se de que a Unifor estará sempre aqui para contribuir com a realização de novos ideais e sonhos.

Fátima Veras
Reitora da Universidade de Fortaleza