Colóquio sobre Clínica Humanista-Fenomenológica

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPis), através do Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica (Apheto), realizou, no último dia 24, o I Colóquio Internacional e III Colóquio Nacional sobre a Clínica Humanista-Fenomenológica. O evento, que ocorreu no auditório da Biblioteca, trouxe três conferencistas internacionais – os professores Maureen O’Hara (Universidade Nacional de La Jolla, EUA), Alberto Segrega (Universidade Iberoamericana, México) e Salvador Moreno (Universidade Jesuíta de Guadalajara, México) – e um nacional – a professora Vera Cury (PUC-Campinas).

“O Colóquio foi uma grande oportunidade para os alunos entrarem em contato com o conhecimento de grandes conferencistas da psicologia humanística e de ficar a par sobre o que está sendo discutido no mundo sobre esse assunto. É um conhecimento de primeira linha e a Unifor é herdeira e promotora dele”, avalia a coordenadora do Apheto, professora Virgínia Moreira.

À noite, após o término das conferências, houve o lançamento dos livros: Revisitando as Psicoterapias Humanistas, de Virginia Moreira e colaboradores, e Grupos Vivenciais: a facilitação da cooperação, uma perspectiva gestáltica, de Georges Boris, ambos publicados pela Editora Intermeios.

O Apheto tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e extensão em psicopatologia, bem como em outros campos da clínica. Investiga as formas de expressão das subjetividades, seus múltiplos processos de significação e produção do sofrimento, vinculados à experiência de adoecer.

SERVIÇO
Livros: Revisitando as Psicoterapias Humanistas, de Virginia Moreira e colaboradores, e Grupos Vivenciais: a facilitação da cooperação, uma perspectiva gestáltica, de Georges Boris. À venda na livraria Cultura, no site da editora Intermeios e na livraria O Gabriel.