Unifor firma parceria com Instituto Internacional de Neurociências de Natal

Ação visa desenvolver projetos de pesquisa de forma conjunta nas áreas de processamento de sinais, realidade virtual, entre outras

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) firmou convênio com o Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) com o objetivo de desenvolver pesquisa sobre próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. A parceria, firmada em março deste ano, engloba três alunos do mestrado do PPGIA e cinco do curso de Engenharia de Controle e Automação. Eles irão, juntamente com alunos e professores do IINN-ELS, desenvolver projetos na área de processamento de sinais, realidade virtual aumentada e aplicativos para reconstrução de células cerebrais.

“O Laboratório de Sistema de Controle da Unifor é o único do Ceará que faz parte da rede de colaboradores do Instituto Nacional de Interfaces Cérebro Máquina (Incemaq) do IINN-ELS. É uma exclusividade nossa. Quando se fala em neurociência no Ceará, se fala em Unifor. Nossos alunos estão inscritos no CNPq e envolvidos em pesquisas de ponta. E para a sociedade estamos desenvolvendo pesquisas importantíssimas sobre realidade virtual que ajudarão no tratamento de pessoas cegas ou que sofrem de parkinson”, explica o professor do PPGIA e coordenador da parceria, Victor Hugo Albuquerque.

Os alunos se mostram empolgados com as pesquisas, que o diga o mestrando em Informática Aplicada Cleisson Vieira. “Quando entrei no mestrado, não pensei que iria chegar tão longe, trabalhando com mentes brilhantes e centros bem equipados como é o Instituto de Neurociência de Natal. Esta é uma oportunidade única.”

“É uma satisfação trabalhar com esse grupo de pesquisa. É o que se tem de mais atual na interação homem e máquina”, complementa Rafael Fernandes, aluno do 10º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação.

O diretor científico do IINN-ELS, professor Rômulo Fuentes, avalia como positivo o convênio e destaca a importância da ação para a região Nordeste. “O IINN-ELS tem como missão utilizar a ciência como agente de transformação social. Desta forma, o curso de mestrado em Neuroengenharia do IINN-ELS considerou muito bem-vinda a iniciativa da Unifor em colaborar com sua expertise em engenharia para com as pesquisas desenvolvidas em Neuroengenharia do IINN-ELS. Os apoios institucionais são importantes para o avanço da ciência na região Nordeste. Esta parceria apresenta um grande potencial para formação de recursos humanos e geração de novos conhecimentos numa área na fronteira da ciência mundial”, comenta.