Unifor recebe condecoração da Assembleia Legislativa

Universidade é homenageada pelo fomento à educação superior durante os 40 anos de sua atuação

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, dia 8 de maio, sessão solene ao aniversário de 40 anos de fundação da Universidade de Fortaleza. A homenagem reuniu parlamentares, lideranças políticas, professores e gestores da Instituição no auditório do Plenário 13 de Maio. A proposição foi indicada pelos deputados Fernando Hugo (PSDB), Fernanda Pessoa (PR), Professor Teodoro (PSD) e Paulo Facó (PTdoB) e apoiada pelo presidente da casa legislativa, José Albuquerque (PSB).

“Esta sessão representa o reconhecimento do Poder Legislativo Estadual a uma instituição que, a cada dia, fortalece o Ceará do ponto de vista acadêmico, qualificando profissionais nas mais diversas áreas”, ressaltou o presidente da Assembleia na abertura da solenidade.

“Parabenizo a Universidade de Fortaleza pelos 40 anos de dedicação e incentivo à educação no nosso estado do Ceará, porque entendo que o conhecimento é o fator principal para a transformação da sociedade. Para mim, a coisa mais importante que deve estar presente na sociedade é a educação. Parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da importante história dessa instituição que tanto tem prestado contribuições para o nosso estado com relevantes projetos”, acrescenta Professor Teodoro, deputado estadual pelo PSD.

A solenidade da Assembleia Legislativa também prestou homenagem ao ex-reitor da Unifor, Carlos Alberto Batista, e à funcionária mais antiga da Universidade, a chefe da Divisão de Recursos Financeiros, Nair de Castro, a Dona Nair, que trabalha na Unifor desde sua fundação. Ambos receberam uma placa com os dizeres: “Unifor, a maior criação do visionário Edson Queiroz”. O chanceler Airton Queiroz recebeu a placa principal ao lado da presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz.

Na avaliação da reitora da Unifor, Fátima Veras, a Instituição tem trabalhado durante os últimos 40 anos lapidando conhecimentos e portanto é merecedora da demonstração de afeto e respeito. “É o reconhecimento de um trabalho de 40 anos que a Universidade vem fazendo para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil. Na realidade, quando se coloca no mercado mais de 70 mil profissionais qualificados, com certeza esse mercado se modifica com o conhecimento. E isso a Universidade tem feito de forma exemplar”, pontua.

DEPOIMENTOS

“O empenho de Edson Queiroz em transformar a Unifor em instituição de educação de excelência fez o cearense ser reconhecido e valorizado local e nacionalmente. E, com a gestão de seu filho Airton Queiroz, hoje a Unifor desponta entre as melhores do Brasil. Senhor chanceler, parabéns pela sua obstinação e por acreditar no poder do conhecimento transformador. A Fundação Edson Queiroz prima pela qualidade. Sou estudante do curso de Direito, tenho um filho formado e outros dois que também são estudantes da Instituição.”
Deputado Paulo Facó (PTdoB)

“Sinto orgulho e honra de ter sido aluna do curso de Administração pela grande contribuição que esta Universidade deu e dá ao estado. Esta é uma homenagem que se faz à educação cearense e à qualidade da educação do nosso estado. A Unifor surgiu há 40 anos e seu êxito é local, nacional e internacional. É conhecida por sua excelência educacional.”
Deputada Fernanda Pessoa (PR)

“A Unifor nasceu num ato audacioso do impetuoso, corajoso e sempre destemido empresário Edson Queiroz. Visionário, fez na criação da Unifor uma aposta de que neste Ceará, neste semiárido pobre e sofrido do Nordeste, poder-se-ia ter uma educação de qualidade e poder-se-ia ter uma sede incontrolável por aprender. A Unifor é símbolo vivo da vitória, da educação, do aprendizado. Nós, cearenses, temos o dever de comemorar.”
Deputado Fernando Hugo (PSDB)