Academia Cearense de Literatura e Jornalismo homenageia chanceler

Chanceler Airton Queiroz recebe comenda de membro benemérito da ACLJ pelos trabalhos de difusão da arte e cultura no estado

O chanceler da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, recebeu na noite de 4 de maio, da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), a comenda de membro benemérito da instituição. A solenidade, realizada no auditório da Academia Cearense de Imprensa (ACI), contou com a presença de familiares do chanceler, acadêmicos da ACLJ, empresários, gestores e funcionários da Unifor e do Grupo Edson Queiroz.

“Essa alta dignidade de benemérito nós reservamos para pessoas que têm uma influência muito grande na cultura do estado, que têm levado o nome do estado além-fronteiras e notadamente que são fundadores, instituidores ou mantenedores de fundações. A proposta foi aclamada por todos os membros da ACLJ, e para nossa alegria o Dr. Airton aceitou. Foi uma honra para nós”, comenta o acadêmico e autor da proposição, Reginaldo Vasconcelos.

“Essa homenagem é quase que o pagamento de uma dívida natural da nossa academia, que, sendo de literatura e jornalismo, tem um alcance muito grande. Neste mundo grandioso da comunicação, da arte, do ensino e da cultura, Airton Queiroz é uma pessoa fundamental, é uma das pessoas mais importantes do Brasil nessa área. Inclusive, ele fez da Unifor um celeiro de arte, pintura, escultura, teatro... um lugar extraordinário”, acrescentou o presidente de honra da Academia, o ex-senador e jornalista Cid Carvalho.

Em seu discurso de agradecimento, o chanceler Airton Queiroz destacou seu esforço em facilitar o acesso às artes, à cultura e à educação superior à população cearense. “Honra-me receber o título de membro benemérito pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo. Uma parte de minha vida, para além da atividade de empresário, tenho dedicado ao incentivo das artes, nas exposições de artes plásticas, trazendo nomes locais, nacionais e internacionais para o público cearense. Entendo que a arte é um instrumento com força espiritual capaz de inovar no campo da cultura e de criar uma concepção de vida moderna e saudável. Tenho dedicado atenção especial à educação superior, que tem participação relevante no universo da interação e da comunicação. Esse processo comunicativo autoriza um pensamento livre e a construção de um mundo no qual os valores humanísticos prevaleçam nas decisões sobre questões prioritárias para a sociedade. Essa forma de trabalhar se congrega com os altos objetivos desta Academia, de promover e contribuir para a formação de uma sociedade mais civilizada, justa e responsável.”

A solenidade contou com apresentações da Camerata Unifor, do tenor Franklin Dantas e declamação de um soneto pelo acadêmico Luciano Maia.

A Academia Cearense de Literatura e Jornalismo tem como missão institucional ser fórum permanente de debates sobre a literatura e a mídia nacional, além de defender as letras, as artes e a imprensa cearense, prestigiando seus atuais ícones e preservando a memória dos antigos. Ela conta com 40 membros titulares, entre eles Edilmar Norões, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Evaldo Gouveia e Cândido Albuquerque; e 15 acadêmicos honorários, incluindo Adísia Sá, Fausto Nilo, Narcélio Limaverde, Nilton Almeida, Roberto Cláudio e Valdetário Monteiro. Entre seus patronos estão nomes como Antônio Martins Filho, Armando Vasconcelos, Barão de Studart, Barros Pinho, Clóvis Bevilácqua, Edson Queiroz, Eduardo Campos, Perboyre e Silva e Rachel de Queiroz.

O título de membro benemérito da ACLJ é a mais alta dignidade daquela entidade literária e é reservado a personalidades que tenham dado notável contribuição à sociedade cearense, no campo cultural ou jornalístico, principalmente instituidores ou mantenedores de instituições fundacionais. Ao todo, a ACLJ já outorgou seis títulos. Entre os agraciados, está a presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, eleita na assembleia de instalação da ACLJ, no dia 4 de maio de 2011.

DEPOIMENTOS

“É uma honraria muito merecida. O trabalho à frente da Universidade de Fortaleza é fabuloso. Levando adiante com competência, com dedicação aquela semente lançada pelo seu saudoso pai, o industrial Edson Queiroz. Hoje a Unifor é uma das instituições mais respeitadas no ensino superior do Brasil e tem crescido muito rapidamente rumo à internacionalização. Além disso, o chanceler tem outros méritos vinculados à Unifor, mas também característicos de sua personalidade: o amor à cultura, à arte. Ele tem prestado um grande serviço à sociedade ao contribuir de maneira decisiva para elevar nosso nível cultural.”
Lúcio Alcântara, ex-governador do estado do Ceará

“Sinto perfeitamente o quanto uma homenagem assim é importante e gratificante para todos que fazem a Unifor. E nada melhor do que saber que à frente dela tem um Airton Queiroz, que o Brasil inteiro hoje aplaude, e aplaude porque ele merece esse reconhecimento. Os testemunhos dados aqui foram muito bons e, volto também a dizer, gratifica porque nada é mais importante do que reconhecer o que se faz pelas artes e pela cultura.”
Edilmar Norões, diretor de programação do Sistema Verdes Mares