Unifor realiza casamento coletivo

Funcionários da Universidade tiveram a oportunidade de regularizar união afetiva de forma gratuita

A realização de um sonho para 22 casais. Esse foi o saldo do Projeto Casamento Feliz, que oficializou o matrimônio de 11 funcionários da Unifor com seus respectivos companheiros e companheiras na noite do dia 4 de maio. A celebração aconteceu no Altar Votivo da Universidade pelo juiz de paz e professor do curso de Direito Mário Parente, efetuada sem custos aos participantes. A iniciativa fez parte do Projeto Ética do Bem, instituído pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade.

“Nossa proposta foi proporcionar um casamento feliz aos colaboradores, dando a oportunidade de regularizar sua situação de convivência. Para isso, tivemos a preocupação de elaborar um curso com orientações familiares para que eles pudessem manter essa união harmoniosa, agora de forma oficial”, explica o coordenador do curso de Direito, professor Erick Cysne.

Funcionário há oito meses do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati), Jean Aragão foi um dos casantes do projeto. “Eu precisava regularizar a situação com minha companheira, com quem estou há oito anos, e estava planejando fazer isso em breve. Deu tudo certo e foi ótimo. E não foi apenas o casamento. Tivemos um curso de planejamento familiar que nos esclareceu vários aspectos da vida a dois. No fim, ainda tivemos uma enorme surpresa: a Unifor nos preparou uma festa linda com direito a tudo: vestido, aliança, música, fotos. Foi um sonho realizado”.

Os casais fizeram um curso com quatro encontros durante o mês de abril sobre direitos e deveres matrimoniais, economia doméstica, mediação de conflitos, importância da família, saúde e planejamento familiar. O casamento coletivo contou com o apoio de dez empresas parceiras: Senac, Felicitá Buffet, Jacaúna Decorações, Rommanel, Marriage Aluguel de Roupas, Cartório Norões Milfont e os hotéis Confort, Diogo, Praia Centro e Magna Praia.

As parcerias renderam aos noivos uma recepção para 300 convidados, que incluiu jantar, decoração, serviços de fotografia e de música, com apresentação da Camerata Unifor. Os noivos foram também agraciados com os trajes de casamento, maquiagem e alianças. Na ocasião, foram sorteadas quatro hospedagens com duas diárias nos hotéis parceiros. Jean e esposa foram um dos casais escolhidos.