Olimpíada Unifor movimenta o campus

229_olimpiada
Abertura da Olimpíada Unifor: evento esportivo prossegue até 19 de maio.

Evento reúne cerca de 3 mil atletas e vai até 19 de maio, data em que será dada a largada para a Corrida de Rua Unifor.

O clima do campus neste mês é de esporte. As competições da Olimpíada Unifor 40 anos começaram no dia 29 de abril e vão até o próximo dia 19. O evento, que acontece no Parque Desportivo Unifor, contempla as categorias escolar e universitária em onze modalidades e reúne mais de 3 mil atletas de instituções públicas e privadas.

“Disseminar a cultura esportiva é um dos principais objetivos da Olimpíada Unifor. Quanto mais cedo o esporte for cultivado na vida das pessoas, maiores serão as chances de revertermos muitos problemas sociais. O esporte tem esse poder de se tornar um estímulo à cidadania, promovendo bons valores entre jovens e adultos”, ressalta o chefe da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD), professor Carlos Augusto Costa.

Na categoria escolar, 176 escolas trazem cerca de 1.600 atletas com idade entre 14 e 17 anos. Eles disputam até 8 de maio as seguintes modalidades: vôlei, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa e de campo, vôlei de praia, natação, atletismo e ginástica rítmica feminina. Já a categoria universitária integra 112 instituições de ensino superior, clubes e associações esportivas com cerca de 1.300 atletas nas disputas de atletismo, natação, tênis de campo, futsal, vôlei, handebol e basquete – que seguem até 18 de maio.

CORRIDA DE RUA
A 21ª edição da Corrida de Rua Unifor encerra a programação da Olimpíada Unifor 40 anos. A prova é classificada como Classe A (Prova Nacional) pela Confederação Brasileira de Atletismo e é aberta a amadores e atletas profissionais com idade mínima de 18 anos.

São esperados cerca de 3 mil participantes, que cumprirão o percurso de 10km. As premiações serão em dinheiro, divididas nas categorias masculino e feminino: 1º lugar, R$ 2.500,00; 2º lugar, R$ 2.000,00; e 3º lugar, R$ 1.500,00. Serão entregues ainda troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e medalhas para todos os participantes que concluírem o trajeto em até, no máximo, uma hora e trinta minutos após a chegada do primeiro colocado.

Será também realizada uma segunda largada para pessoas com alguma deficiência visual, locomotora, auditiva ou intelectual. Ao todo são 500 vagas para o percurso interno de 800m. A Corrida de Rua Unifor para Pessoas com Deficiência é única no estado. Todos os atletas que concluírem a prova serão premiados com medalhas. Os três primeiros colocados ganharão, respectivamente, uma geladeira, um fogão e um gelágua.

Olimpíada Unifor 40 anos
Os jogos acontecem de segunda a sexta, das 15h às 22h; aos sábados, das 8h às 18h. A programação é gratuita e aberta ao público em geral. Informações: 3477 3143/3130

Corrida de Rua Unifor
Prova dia 19/5. Inscrições até 10/5 em www.unifor.br/corridaderua ou na Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor. R$ 50,00 (atleta) e R$ 25,00 (alunos, professores e funcionários da Unifor). A concentração ocorre a partir das 6h na Praça Edson Queiroz (Av. Dr. Valmir Pontes)