Unifor e Columbia University realizam cursos em negociação e mediação

O conteúdo central será a mediação como técnica valiosa para diferentes desafios legais. Os certificados serão emitidos pela universidade americana. Esta é a terceira edição da parceria entre as duas instituições.

229_alexandracarter
Profa. Alexandra Carter durante curso de mediação em março último.
A professora americana se prepara para facilitar a terceira edição dos cursos.

A Universidade de Fortaleza, em parceria com a Columbia University, realizará dois cursos avançados de alto padrão: Negociação e Mediação – Advanced, de 19 a 21 de junho, e o workshop Negociação e Mediação – Skills and Tools, no dia 22 de junho.

Os cursos enfocarão a mediação como ferramenta valiosa para diferentes desafios legais. Eles serão ministrados pela professora Alexandra Carter, diretora do Mediation Clinic at Columbia Law School e mediadora do Comitê Consultivo de Ética para a Corte Judiciária do Estado de Nova York. Os participantes receberão certificado pela instituição internacional. Outras duas edições dos cursos já foram oferecidas, a última realizada em março deste ano.

“Os cursos representam a consolidação da parceria da Unifor com a grande instituição mundial que é a Universidade de Columbia. E isso é muito importante, principalmente neste ano em que a Unifor completa 40 anos. Em eventos como este, há troca de conhecimentos com pessoas que estudam em espaços diferentes geograficamente, representando permuta de experiências e a própria internacionalização da Instituição. Os participantes poderão aprimorar suas informações na área de gestão de conflitos, incluindo aqueles que já cursaram as edições anteriores. Eles irão aprofundar suas noções de mediadores ou negociadores e irão resolver vários tipos de conflitos no ambiente de múltiplas partes, na área corporativa familiar ou dentro de uma perspectiva pública de consenso. No workshop, especificamente, vamos trabalhar com ferramentas e habilidades que os mediadores e negociadores devem ter, técnicas que as pessoas vão poder aplicar imediatamente em vários ambientes”, afirma a vice-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Lilia Sales.

“Adorei a edição anterior do curso, foi excelente. Desde o cuidado que toda a equipe teve em relação ao idioma, disponibilizando aparelhos de tradução e tradutores, até a transmissão do conhecimento: o conteúdo ministrado foi de alto nível. Recebi uma indicação da Defensoria para fazer este curso. Pretendo, com certeza, fazer o próximo. A Unifor está de parabéns”, acrescenta a defensora pública Karine Matos, participante da última edição.

Assim como Karine, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Caetano Lagrasta Neto, também faz uma avaliação positiva sobre sua participação em edições anteriores. “O curso de mediação foi excelente. Conseguimos ter um excelente aproveitamento dentro de um curto período de três dias. A professora foi bastante objetiva e conseguiu fazer uma ótima exposição do conteúdo. Fiz o curso juntamente com minha esposa e saímos com uma grande sensação de aprendizado. Já estamos planejando participar do próximo”.

COLUMBIA
A Columbia University é uma das mais antigas instituições de ensino superior dos Estados Unidos e já abrigou quatro presidentes americanos e 82 agraciados com o Prêmio Nobel.

A universidade é referência na área de mediação e promove cursos voltados para técnicas utilizadas no Direito norte-americano. O Mediation Clinic – Columbia Law School, em parceria com outras instituições, oferece oportunidade de vivenciar a prática da mediação na resolução de questões envolvendo litígios negociais, conflitos organizacionais, demandas familiares, entre outras espécies de conflitos.

Curso de Negociação e Mediação – Advanced
Dias 19, 20 e 21 de junho