Editorial | Unifor 40 anos: muito a comemorar

Dentro das comemorações dos 40 anos Unifor, temos a grata satisfação de celebrar os 100 anos de mestre Osvaldo, como é conhecido. Mestre Osvaldo trabalhou no Grupo Edson Queiroz por 50 anos e na Unifor desde 1973, ano de sua fundação. Salve mestre!

O artigo da professora Vânia Tajra – Marco Civil Brasileiro: novos costumes, mesmos princípios éticos e morais – trata dos efeitos sociais da internet e da inexistência de instrumentos jurídicos para julgar esses novos temas. Na ótica da professora, cabe agora à sociedade civil consciente e atenta pressionar a Câmara dos Deputados para que entre em pauta a aprovação do Marco Civil Brasileiro.

Uma comprovação de como a comunidade cearense pensa e sente a Universidade de Fortaleza revela-se no gesto carinhoso da colecionadora Geraci Mello, que doou 40 obras de arte à Instituição. Inspirada pelas inúmeras visitas às exposições realizadas no Espaço Cultural, ela quer a Unifor como guardiã de suas preciosidades.

A matéria sobre o Núcleo de Atenção Médica Integrada relaciona a variedade de serviços prestados à comunidade. O Nami disponibiliza tratamentos diversos da saúde física e mental, acolhimento, orientação e laboratório de formação. Destaque para a matéria sobre o uso do microscópio atômico, essencial para pesquisas avançadas. A professora Flávia Oliveira e o aluno do curso de Engenharia Mecânica Benedito Lima foram agraciados com o segundo lugar do Desafio Renault Experience do ano de 2012.

Na área da pós-graduação, temos o destaque para a terceira edição dos cursos sobre mediação e negociação em parceria com a Columbia University. Líderes que transformam é o conceito que alavanca os MBAs e a educação corporativa no sentido de trazer para o Ceará atualização, integração e competitividade em nível mundial.

Como parte das comemorações dos 40 anos, a Olimpíada Unifor, que acontece no Parque Desportivo, traz para dentro do campus cerca de 3 mil competidores nas categorias escolar e universitária em 11 modalidades.

Vale também conferir a entrevista com a atriz Taís Araújo, a poesia em saudação aos 40 anos da Universidade e uma pitada de reflexão de Duca & Cadu, do cartunista Marco David. Até a próxima edição!

Erotilde Honório
Diretora de Comunicação e Marketing