Mídia interativa

G1000 proporciona soluções multimídia para a comunidade acadêmica e entidades sem fins lucrativos, oferecendo treinamento especializado aos alunos que participam de seus projetos.

228_G1000
Desenvolver sites, jogos e aplicativos móveis. Esse é o objetivo do Grupo de Mídia Interativa (G1000), célula pertencente ao Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da Unifor. O grupo, que neste semestre completa dez anos, foi criado para envolver os alunos nas novas tecnologias.

“Não existia na época da criação do G1000 uma área de trabalho voltada especificamente para a multimídia. Recebemos no NIC um convite para fazer o CD-ROM de um livro sobre a memória do comércio cearense. Foi uma experiência incrível, pois juntamos vários conhecimentos em um só produto. Os primeiros estagiários foram treinados em programas como Photoshop e outros softwares. Depois que o projeto foi finalizado, percebemos que existia um nicho interessante a ser explorado dentro da Universidade e no mercado de Fortaleza, que era a criação de produtos multimídia”, explica Melo Júnior, professor do curso de Jornalismo e um dos fundadores do grupo.

O G1000 trabalha com produção de mídia interativa para a comunidade acadêmica e entidades sem fins lucrativos. Entre as parcerias já realizadas na Universidade estão o desenvolvimento do jogo Memolibras, aplicativo utilizado para a aprendizagem da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), e o Vida de Sucesso, jogo motivacional elaborado para estudantes de escolas públicas do Jangurussu. “É um grupo excelente. São pessoas muito abertas, com as quais aprendemos muito e trocamos experiências e conhecimento. Os estagiários são competentes, bem treinados e buscam sempre o melhor no produto. É um privilégio trabalhar com o G1000”, comenta Marilene Munguba, professora do curso de Terapia Ocupacional que solicitou o apoio do grupo na realização dos projetos citados.

O G1000 conta com uma estrutura de 16 computadores, laboratórios para testes de usabilidade e equipamentos periféricos. Estagiários do setor podem exercer seis diferentes funções: engenheiro de usabilidade, animador, web designer, web development, analista de rede social e ilustrador. Em sua maioria, os estudantes são dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual e Novas Mídias, mas também há integrantes das Engenharias e Ciência da Computação.

228_g1000depoimento

“A Unifor proporciona uma grande infraestrutura aos alunos, fornecendo computadores e softwares. Os estagiários do G1000 podem também interagir com outras células e setores da Universidade. Se precisarem de material fotográfico, podem pedir para a central de fotografia, assim como um vídeo para a TV Unifor, e assim por diante. O aluno que estagia aqui tem a oportunidade de praticar o que ele aprendeu em sala de aula e ser visto no mercado de trabalho. Além disso, eles participam de seminários, congressos, palestras e eventos relacionados à área multimídia”, ressalta a coordenadora de projetos do G1000 e professora do curso de Publicidade e Propaganda, Lizie Sancho.

“Procurei o G1000 buscando experiência e conhecimento, pois aqui temos a oportunidade de aprender até mais do que na nossa área específica. Aqui eu aprendo ilustração, programação, web design, entre outras coisas, embora meu foco mesmo seja animação 2D e 3D. Meu sonho é trabalhar na área de animação e design de jogos da Pixar. Acredito muito que o G1000 pode me abrir portas no mercado de trabalho devido ao conhecimento que adquirimos e aos contatos que fazemos aqui.”

Getúlio de Abreu
,
aluno do curso de Audiovisual e Novas Mídias e estagiário do G1000 desde 2012.