Editorial | Unifor 40 anos

Esta edição comemorativa nos leva à constatação de que o tempo passa muito rápido. Quarenta anos! Ainda parece recente a frase de Jarbas Passarinho no lançamento da pedra fundamental da Unifor, em 21 de março de 1973: “Na meia luz do crepúsculo vespertino de hoje, nesta Fortaleza, vi um homem chorar e uma universidade nascer”.

A Unifor se instalou na área da educação desenvolvendo seu tripé de graduação, pesquisa e extensão. Conseguiu o reconhecimento local, regional, nacional, e com sua extensa rede de parcerias é também reconhecida por universidades do porte de Harvard, Columbia e Pennsylvania. E foi citada por Bill Clinton na revista Veja: “No ano passado, tive o prazer de dar uma palestra na Universidade de Fortaleza, no Ceará, e fi quei mais convencido do que nunca de que o povo brasileiro tem a noção exata de como criar um mundo de oportunidades e responsabilidades compartilhadas”.

Esta edição especial traz memórias e declarações de vida dedicadas à Unifor. Os relatos e as imagens do ontem e do hoje denotam a certeza de que o bom trabalho conduz ao êxito. O êxito de agregar valores e servir à comunidade, como podemos ver na continuidade e ampliação das parcerias internacionais, na expansão de nossos laboratórios desenvolvendo jovens talentos para as mídias interativas.

O artigo de Batista de Lima narra o nascimento da Unifor chamando a atenção para a topografi a local onde se instalou o bairro Água Fria, depois nominado Edson Queiroz. Já o artigo de Erotilde Honório destaca o empenho pedagógico da Unifor de desenvolver novas formas de aproximar os alunos dos conteúdos que os qualifi cam. A entrevista de Ennio Candotti apresenta o desafio de acelerar o conhecimento no mundo atual ao seduzir uma geração jovem a se dedicar à ciência, que deve se popularizar e servir ao bem-estar social. O artigo de Adriana Helena faz um retrospecto do Espaço Cultural e suas ações educativas, a cada ano mais abrangentes e necessárias. A edição é fi nalizada com texto de Randal Pompeu sobre a exposição Trajetórias: Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz, que marca os 40 anos desta Universidade. Boa leitura!

Chanceler Airton Queiroz