Rumo ao sucesso profissional

Centro de Formação Profissional capacitou mais de 15 mil jovens e adultos ao longo dos 11 anos de funcionamento

227_cfp1.350 jovens e adultos iniciam o ano capacitados para ingressar no mercado de trabalho. No último mês de dezembro, a Universidade de Fortaleza realizou a entrega dos certificados para os concludentes dos cursos do Centro de Formação Profissional (CFP) do semestre 2012.2. O projeto, que já beneficiou mais de 15.000 pessoas, visa auxiliar a formação profissional e promover a inserção de jovens e adultos moradores da comunidade do entorno do campus universitário no mercado de trabalho. A solenidade aconteceu no Teatro Celina Queiroz, que lotou com a presença dos concludentes e familiares e dos monitores das turmas.

Para a reitora Fátima Veras, a prestação de serviços à comunidade faz parte da rotina de responsabilidade social da Unifor e é um benefício de mão dupla. “O papel da Universidade, além de formar cidadãos para melhorar a sociedade com qualidade, competência e habilidade, é também capacitar aquelas pessoas que estão fora do mercado. E este é um momento muito importante porque estamos abrindo as portas para qualificar uma mão de obra que terá oportunidades de emprego e melhoria de vida. Várias pessoas aqui estão realizando seus sonhos, pois não têm condições de acesso à educação formal”.

Mariana Lopes, concludente do curso de Organização de Eventos, conta com satisfação a aplicabilidade das aulas em sua vida. “Resolvi fazer o curso porque adoro essa área de eventos. Tenho amigos que trabalham com isso em suas empresas, e sempre estou lá ajudando”, explica.

Os cursos do CFP são técnicos e dirigidos a diversas áreas, como manutenção de computadores, línguas, marketing pessoal, auxiliar administrativo, atendimento e técnicas de vendas. As aulas são ofertadas em três turnos e ministradas pela comunidade acadêmica da própria Unifor. Alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Administração e Marketing participam do projeto como monitores, transmitindo conhecimentos acadêmicos já aprendidos.

227_cfp_francisco

“Hoje qualquer criança tem facilidade com informática. E eu, com 54 anos, não sabia manusear um computador. Aí eu pensei: “tenho que me atualizar”. E foi muito importante. Os professores são excelentes, fiz novas amizades, foi muito proveitoso. Pretendo fazer outros cursos aqui e trabalhar na área de informática. Eu não desisto.”

Francisco Ferreira,
concludente do curso de Informática Aplicada

227_cfp_amanda

“É um prazer enorme ajudar o pessoal da comunidade a ser inserido no mercado de trabalho. É um projeto de ação social da Unifor que eu acho muito importante.”

Amanda Coutinho,
monitora da turma de Marketing Pessoal do CFP
e aluna do curso de Administração

Centro de Formação Profissional
Cursos profissionalizantes gratuitos e abertos para a comunidade. As inscrições para novas turmas começam em abril. A duração dos programas varia de dois a três meses. É necessário ter idade mínima de 16 anos. Informações: 3477 3420.