Unifor é nova integrante do Global U8 Consortium

227_globalu8

Randal Pompeu (em pé, quarto da dir. p/ a esq.): “Global U8 vai permitir interação por meio de pesquisas e projetos em conjunto.”

A Universidade de Fortaleza agora faz parte do Global U8 Consortium, consórcio educacional que reúne universidades de renome localizadas em cidades marítimas, costeiras e portuárias. A candidatura e a aprovação da Unifor no grupo ocorreram durante a 7ª reunião do Conselho de Presidentes, em novembro do ano passado, na Universidade INHA, na Coreia do Sul.

O Global U8 Consortium existe desde 2004 e foi proposto por Seoung-Yong Hong, presidente da Universidade INHA, a fim de enfrentar os desafios de estabelecer um currículo universitário mundialmente reconhecido. O consórcio objetiva criar uma referência mundial em cooperação administrativa, desenvolver sistemas de ensino com currículos comuns e realizar pesquisa conjunta, com foco em logística global, negócios, assuntos marítimos e setores de alta tecnologia.

Além do Brasil, representado pela Unifor, fazem parte do GU8: Austrália (Universidade RMIT), China (Universidade Xiamen), França (Universidade de Le Havre), Israel (Universidade de Haifa), Coreia do Sul (Universidade INHA), Inglaterra (Universidade de Hull) e Estados Unidos (Universidade de Rhode Island e Universidade de Washington).

Para o vice-reitor de extensão e comunidade universitária da Unifor, Randal Pompeu, o fato da inserção da Unifor no grupo simboliza um novo momento da Instituição no mercado internacional. “Para nós é importante porque fortaleceremos a mobilidade acadêmica entre as instituições, não só de alunos, mas também de professores. No atual contexto, toda universidade de grande porte está inserida nesse conceito de internacionalização porque se entende que isso contribui para a formação do aluno e o desenvolvimento acadêmico e de pesquisa das universidades”.