Banner

Editorial | Pensamento, palavra e ação

A capa desta edição e a matéria que lhe segue expressam a teia que se estabelece entre pensamento, palavra e ação. Não se pode deixar de destacar que a explicação da evolução humana se encontra fundamentalmente no processo de socialização do pensamento, o qual implica o uso de conceitos provenientes da linguagem verbal e sua consequente conexão na palavra. É por meio da linguagem que externamos nossos pensamentos e os transformamos em ação, colocando em movimento a engrenagem do mundo.

O processo de transformação da fala e do pensamento é identificado também pelo movimento que o signifi cado da palavra assume quando são alteradas as relações sociais em que os indivíduos se envolvem. Na matéria, a ação cidadã se desenvolve na interação do jovem voluntário com seu público-alvo, na qual a educação se destaca como o agente preponderante no processo de mudança individual e coletiva.

Na mesma linha de raciocínio, a entrevista com o executivo fundador do grupo Amana-Key, Oscar Motomura, desvela o foco para o qual convergem as atenções da gestão atual: os professores na sua atividade de capacitação e formação do alunado. O evento Unifor na Direção do Futuro teve como objetivo, valorizar, reconhecer, estimular e ajudar o corpo docente a descobrir como atuar buscando a excelência naquilo que faz. Para Motomura, o ensino de qualidade se consegue pelo equilíbrio entre pensamento, palavra e ação, elementos universais de uma aprendizagem signifi cativa.

O artigo das professoras Fernanda Cláudia Araújo da Silva e Louise Araújo Barbosa de Saboia referenda essa visão ao relacionar a valorização de produtos com sua comunidade de origem. A identidade à qual se refere o produto/serviço, explícita na palavra, agrega valor e desperta no consumidor/usuário, por meio do pensamento, um sentimento de credibilidade e aceitação.

O relato do Programa de Intercâmbio da Unifor põe em evidência a palavra, e o Centro de Treinamento de Atletismo destaca a ação. Podemos considerar todos os eventos constantes nesta edição como ações mediadoras promovidas pela ação pedagógica, instrumento transformador do pensamento, da linguagem e portanto da própria consciência humana desta comunidade de ensino-aprendizagem: a Unifor.

Erotilde Honório
Diretora de Comunicação e Marketing



Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 227

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados