Banner

Graduação: conquista na direção do futuro

Marcando o término de uma grande etapa, 1.510 concludentes comemoram hoje a Colação de Grau. A alegria é festejada com amigos e familiares.


226_interna-destaque


“Sempre sonhei em ver minha filha formada. Ainda mais porque era o curso que ela sempre quis fazer. A ficha ainda não caiu. Só vai cair quando eu a vir com o tão sonhado canudo na mão. Estou orgulhosa demais e me sentindo muito realizada. Sei que esse é um passo importante na carreira dela”, afirma Celenneh Saraiva Leão, mãe de Lara, concludente do curso de Nutrição.

 

Os sentimentos de dona Celenneh são compartilhados por familiares e amigos dos 1.510 alunos que comemoram nesta noite de 4 de janeiro de 2013 a Colação de Grau. A cerimônia, que ocorre no campus da Universidade de Fortaleza, coroa os esforços empregados durante anos para uma formação profissional de nível superior.

 

226_IMG_0640

A experiência acadêmica trouxe mais que conceitos técnicos à formação do estudantes. Em suas vivências diárias, eles compartilharam alegrias e dificuldades, fizeram novas amizades, desenvolveram habilidades e viveram momentos que os acompanharão por toda a vida.

 

Nesta edição especial de Colação de Grau do Unifor Notícias, reunimos depoimentos de estudantes de 13 cursos, representando os mais de 30 oferecidos pela Instituição. Aqui eles revelam a alegria e o alívio do dever cumprido e a consciência de que mais etapas a serem vencidas virão.

 

O vice-reitor de graduação, professor Henrique Sá, destaca que a Colação de Grau é a culminância de um projeto de trabalho realizado em conjunto – Universidade e aluno – e sua importância está nos valores apreendidos para o futuro. “Ela representa a celebração de um esforço que transcende e alcança as pessoas que estiveram com o estudante durante essa trajetória. Aqui ele se sacrifica e cria um investimento pessoal. Para nós, é enriquecedor participar desse marco. A graduação é um projeto de trabalho profissional que começa no primeiro dia de aula. Nessa nova fase de sua vida profissional, que ele nunca perca de vista os valores éticos, a responsabilidade cidadã, o compromisso com a comunidade. E, mais do que tudo, nunca esqueça que a construção do conhecimento é um processo permanente e que a Universidade está de portas abertas para acolhê-lo ao se deparar com novas demandas da vida. Desejamos muita sorte, sucesso, felicidade e serenidade no futuro”.

 

 

 

226_davi

 

“Não tem explicação a felicidade que estou sentindo ao terminar esta fase da minha vida que é a graduação. Engenharia Elétrica é um curso fundamental. Eu não conheço uma pessoa que não comece seu dia utilizando eletricidade. O curso me proporcionou muitas oportunidades. Estudei inclusive fora, na Appalachian State University, Estados Unidos, mediante um convênio dessa instituição com a Unifor. E não quero parar por aí. Já estou procurando informações sobre MBAs na minha área de atuação.”

 

Davi Girão
concludente de Engenharia Elétrica

 

 

226_raquel



“Este momento é muito importante, pois agora estou dando um passo enorme na minha vida. Estou com a sensação de dever cumprido porque estudei e me dediquei sobre aquilo que vou exercer no mercado nestes anos todos de Universidade. O curso de Fonoaudiologia é muito bom e possui ótimos professores. Pretendo seguir em frente nessa área e fazer minha especialização em Fonoaudiologia Hospitalar aqui mesmo na Unifor.”

 

Raquel Santos de Sousa
concludente de Fonoaudiologia

 

 

226_rene


“Estou feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque estou terminando meu curso, finalizando um ciclo, e isso é muito bom. Triste porque vou sair da Unifor. Aqui a gente conhece muitas pessoas e aprende coisas novas. Descobri mais do que eu pensava na Universidade. Saio diferente. A publicidade me fez mudar e é parte do que sou hoje em relação a interesses pessoais, culturais, de consumo, etc. Quero dar continuidade aos estudos e fazer mestrado em Comunicação já no próximo ano.”

 

Renne Loiola Barros
concludente de Publicidade e Propaganda

 

226_thiago

 

 

“A Colação de Grau é o final de um ciclo em que a gente passou quatro anos se dedicando ao curso. A Unifor nos transforma. Ela nos mostra o mundo real e abre as portas para o mercado de trabalho. Administração é um curso generalista que dá uma visão muito ampla do mercado e possibilidade de seguir diversas áreas. É agradável e aconselhável para todos. Não pretendo parar. Quero fazer MBA em Gestão de Empresas.”

 

Tiago Torquato
concludente de Administração

 

 

226_andrea

 

 

É uma mistura de sentimentos. Dá uma saudade das amigas, do campus, da sala de aula. E estou com a sensação de meta cumprida. Tudo de mais importante que eu vivi até hoje vivi aqui na Universidade. O curso me deu outra visão de mundo, uma visão mais humana. Tive excelentes professores. Em 2013, pretendo fazer uma especialização e me dedicar a estudar para fazer concurso público. Depois tentarei o mestrado para poder seguir minha vida acadêmica.”

 

Andréa de Boni Nottingham
concludente de Direito

 

 

226_gabriel-pq

 

 

“Sinto-me feliz por estar concluindo Ciências Contábeis. O curso possui ótima grade curricular, excelentes professores e veio complementar meu currículo. Sou formado em Administração e pós-graduado em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A importância deste momento é a satisfação de estar agregando conhecimento contábil, que vai ser de muita valia na área administrativa em que já atuo. Pretendo fazer depois mestrado em Controladoria e Finanças.”

 

Gabriel Vieira de Norões Brito
concludente de Ciências Contábeis

 

 

226_vanessa-pinheiro

 

“É um nervosismo muito grande neste momento de término do curso. Mas é também gratificante. Audiovisual e Novas Mídias é maravilhoso! Os professores sempre me apoiaram e só tenho a agradecer a eles e à Unifor. Sei que estou saindo da Universidade preparada para o mercado, me encontrei no audiovisual e me encantei totalmente com o cinema. Agora estou com alguns projetos de musicais e de cinema.”

 

Vanessa Pinheiro de Sousa
concludente de Audiovisual e Novas Mídias

 

 

226_celso

 

 

“Estou me sentindo muito bem neste momento da graduação. Esta é minha segunda graduação, já sou formado em Publicidade e Propaganda. Concluir Jornalismo é uma vitória, pois a profissão era uma paixão minha desde criança. Terminei este curso no peito e na raça, apesar de minha dificuldade visual, e vou dar continuidade aos estudos nessa área apaixonante.”

 

Celso Nóbrega
concludente de Jornalismo

 

226_lara

 

“Depois de passar seis anos na Universidade, a formatura é a realização de um sonho. Estou muito ansiosa. Desde o começo, tive certeza de que Nutrição era o que eu queria. O curso é excelente, possui ótimos professores. A Unifor tem uma estrutura de laboratórios invejável. Antes mesmo de me formar, comecei uma especialização em Nutrição Clínica e Estética e pretendo fazer uma outra na área de esportes.”

 

Lara Pereira Saraiva Leão
concludente de Nutrição

 

 

 

226_mateus

 

“Estou muito feliz neste momento importante da minha vida. É o início de uma carreira que pretendo seguir e uma realização pessoal e profissional. O curso de Engenharia Eletrônica proporciona uma boa infraestrutura e possui ótimos professores. Estou estagiando na área e já recebi proposta de ser efetivado. Pretendo fazer uma especialização em Gestão de Projetos aqui mesmo na Unifor.”

 

Mateus Gonçalves Gomes
concludente de Engenharia Eletrônica

 

 

226_vanessa

 

“Estou me sentido orgulhosa, aliviada e com aquela sensação de dever cumprido. Sei que foi apenas um degrau na minha vida e tenho muito caminho ainda a percorrer. Sempre quis fazer teatro. Fazia outra graduação e, quando soube que a Universidade ia ofertar esse curso, fiz a troca. O curso de Teatro é maravilhoso e me abriu muitas portas no mercado de trabalho. Agora pretendo fazer especialização na área de atuação.”

 

Wanessa Goes Lucas
concludente de Teatro

 

 

226_julio

 

“É um sentimento de alívio misturado com o de dever cumprido. Sou o caçula, o último que está se formando lá em casa. Está todo mundo feliz e existe um clima de despedida dessa fase na minha família. O curso de Engenharia de Produção é promissor devido às muitas empresas que estão se instalando no estado, e a estrutura da Universidade é muito boa. Quero agradecer aos amigos que fiz, aos professores e à Unifor: todos me ajudaram muito.”

 

Juliano Aragão
concludente de Engenharia de Produção

 

 

226_maria

 

“É um momento importante, pois estou começando um novo ciclo na minha vida. Esta é minha segunda graduação, e optei por Psicologia porque há muito tempo eu queria fazer o curso. Deixei um cargo de 28 anos numa agência bancária para me dedicar ao último ano na Universidade. Digo para todo mundo nunca desistir do que se quer. Agradeço aos professores pela dedicação junto aos alunos e à minha família pelo apoio fundamental. Penso em fazer um mestrado na área de psicanálise.”

 

Maria Leuci
concludente de Psicologia

 

 

 

226_anderson-e-mae

“Este momento representa para mim e toda a minha família a concretização da fé, do amor e a superação de todos os obstáculos. O Anderson possui anemia falciforme e passou por várias internações, transfusões e cirurgias e aprendeu a lidar com isso. Ele foi elogiado pela banca julgadora de sua monografia e tornou-se um dos melhores alunos de uma universidade tão conceituada e excelente quanto a Unifor. Agradeço a Deus e aos professores do curso pela sua dedicação e apoio.”

Ana Costa Lourenço
mãe de Anderson

 

“É difícil até achar uma palavra para descrever o que isso representa para mim. É a realização de um sonho me graduar. A Unifor teve o papel principal nessa etapa porque dispôs de ferramentas como o programa de monitoria, as pesquisas científicas, os laboratórios, as salas de estudo, a biblioteca, que me permitiram obter conhecimento profissional e pessoal. Tudo foi muito enriquecedor. A engenharia está num grande momento no país inteiro e já me formo empregado.”

Anderson Lourenço
concludente de Engenharia Civil

 

 

226_mariana

 

“Foram muitas lutas desde o primeiro semestre, mas o final foi gratificante. Observei meu desenvolvimento profissional a cada ano. Sempre quis uma profissão que pudesse lidar com o ser humano na parte psicológica e física. O curso de Terapia Ocupacional é maravilhoso, tem grandes professores. No próximo ano, quero fazer uma especialização em Neuropsicologia e mais na frente um mestrado em Psicologia.”

 

Mariana Otoch Monte
concludente de Terapia Ocupacional

 

 

226_odali

 

 

“Comércio Exterior é um ótimo curso. A Unifor oferece um aparato muito bom para o nosso preparo. Estou um pouco ansioso quanto ao mercado, mas ao mesmo tempo otimista, pois há grande perspectiva de crescimento da profissão devido à globalização. Penso em continuar, fazer um mestrado. Quero estar qualificado e trabalhar com empresas de importação e exportação.”

 

Odaly Veras
concludente de Comércio Exterior

 
Banner
Banner

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados