Seminário internacional debate a promoção da saúde coletiva

225promocao-saudePromoção da Saúde: avanços e desafios. Este foi o tema do IV Seminário Internacional de Promoção de Saúde Coletiva, realizado nos dias 28 e 29 de novembro na Universidade de Fortaleza. O evento contou com a participação de alunos e professores de vários estados brasileiros e com pesquisadores de universidades da Espanha, França e Estados Unidos. O seminário discutiu temas acerca das tendências internacionais das práticas e pesquisas na área da promoção da saúde e foi resultado de uma parceria da Unifor com Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará.

“Priorizamos trazer profissionais que têm envolvimento com a saúde coletiva e com a comissão de avaliação do Ministério da Educação. Era importante também que eles percebessem um pouco mais sobre o trabalho que a Unifor realiza na pós-graduação, bem como sua estrutura física. O evento foi aberto a alunos e professores de todas as universidades e tivemos 295 inscritos”, comenta a coordenadora do mestrado em Saúde Coletiva, professora Raimundinha Magalhães.

A aluna Carminda Fontenele, mestranda em Saúde Coletiva na Unifor, apresentou dois trabalhos científicos durante o evento e afirma que a experiência do seminário como um todo foi positiva. “A gente pôde conversar com pesquisadores de âmbito nacional e internacional tanto da graduação como da pós-graduação, e a troca de ideias durante o evento foi um momento muito rico”, avalia.