Conferência discute Relações Exteriores

225coreA Universidade de Fortaleza, em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (Funag), realizou nos dias 29 e 30 de novembro a Conferência sobre Relações Exteriores (CORE). O evento anual, promovido pelo governo brasileiro, pela primeira vez saiu dos pátios do Itamaraty e foi sediado em uma universidade. Durante os dois dias de conferência, cerca de cinquenta autoridades governamentais entre diplomatas, pesquisadores e cientistas discutiram junto a acadêmicos temas com foco na política externa brasileira.

Segundo o presidente da Funag, embaixador José Vicente de Sá Pimentel, a aproximação entre academia e diplomacia promoveu um espaço novo para se discutir questões de interesse do Brasil. “Esta edição da CORE foi a primeira neste formato e me pareceu importante porque tentamos fazer algo novo: estabelecer um modo de ter um diálogo continuado com os professores que quiserem se juntar a nós nesse tipo de exercício. A ideia foi formar grupos de trabalho para determinar como a gente pode juntar esforços”, afirma Pimentel.

“Eu diria que o evento foi um coroamento de uma parceria que já vem desde 2008 entre Fundação Edson Queiroz e Funag. O embaixador Pimentel decidiu que a academia teria de ficar mais próxima dos diplomatas para debater questões internacionais e de interesse do país e escolheu a Unifor para a realização dessa conferência, realizada com muita competência e seriedade por ambas as Fundações”, acrescenta o coordenador do Núcleo de Eventos Internacionais (NEI) da Unifor, professor Antônio Walber Muniz.

A Conferência teve sua programação transmitida em tempo real pelo site da Unifor. Entre os temas discutidos estão: Diplomacia e Megaeventos Esportivos, Meio Ambiente, Multilateralismo e Multipolaridade, Situação Econômica Internacional e Caminhos da Cooperação Academia-Diplomacia. O evento será convertido em livro, a ser publicado em 2013 pela Funag.