Banner

Professor é destaque em evento da Fiesp

223unifornoticias_21Mario Ogasavara, professor do PPGA, proferiu palestra e lançou livro em São Paulo sobre a competitividade da indústria chinesa

O professor do programa de pós-graduação em Administração (PPGA) Mario Henrique Ogasavara teve participação destacada no seminário A Competitividade Industrial Chinesa no Século XXI, realizado no último dia 4 de setembro em São Paulo. O evento foi promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), juntamente com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE).

Na ocasião, o professor proferiu a palestra “A competitividade chinesa baseada nos custos do trabalho” e lançou o livro “Competitividade industrial chinesa” em parceria com mais quatro profissionais: Gilmar Masiero, Guilherme Ary Plonski, Isak Kruglianskas e Moacir de M. Oliveira Junior.

“Fomos contratados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos para realizar uma pesquisa com foco laboral e socioeconômico sobre a China. Na Fiesp, expomos o resultado do trabalho para acadêmicos e, sobretudo, para empresários e aproveitamos para lançar o livro, que foi o resultado final da pesquisa. Ela foi iniciada em novembro de 2010. Viajamos à China, onde visitamos empresas e a universidade de Hong Kong, e também fizemos seminários na USP com acadêmicos chineses”, explica o professor.

Segundo Ogasavara, o objetivo do livro é auxiliar as empresas brasileiras a se tornarem inovadoras. “Achava-se que a inovação chinesa estava ligada ao fato da mão de obra barata. Mas a justificativa não é só essa, ela está no desenvolvimento da tecnologia chinesa. Os chineses investem em pesquisa, em educação básica e tecnológica”, comenta.

A pesquisa sobre a indústria chinesa como um todo faz parte do Programa de Estudos Asiaticos (ProAsia), atrelado à USP, do qual o professor é coordenador adjunto. Para Ogasavara, sua participação no ProAsia reflete uma boa parceria com a universidade paulista, promovendo o programa de pós-graduação da Unifor.

“O ProAsia quer formar grupos de pesquisa e consolidar estudos sobre a temática Ásia. Na Unifor, alunos bolsistas do PPGA estão realizando trabalhos sobre a Ásia no Brasil. As pesquisas são voltadas à internacionalização. Queremos saber, entre outras coisas, quais dificuldades os chineses têm encontrado ao entrar no mercado internacional. Isso serve para melhorar o sistema brasileiro de captação e atração de empresas internacionais, e a receber e produzir tecnologia. Temos muito a aprender: a questão cultural, as técnicas, a disciplina, o investimento na educação que reflete na qualidade de empresas e pessoas”, avalia. O professor Ogasavara é especialista na temática Ásia com foco em empresas do Japão, país onde fez seu mestrado e doutorado.

Serviço
Livro “Competitividade industrial chinesa – impacto econômico e realidade socioambiental”, de Mario Henrique Ogasavara, Gilmar Masiero, Guilherme Ary Plonski, Isak Kruglianskas e Moacir de M. Oliveira Jr. R$124,80 à venda no site da Editora Juruá.

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 223

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados