Empresas parceiras do Nati

“O projeto que a Dell vem realizando em parceria com o Nati se chama Cumulus, que pretende desenvolver um framework de acompanhamento e monitoramento do desempenho de aplicações rodando em ambiente de computação em nuvens (cloud computing). O projeto começou em setembro do ano passado e está previsto para terminar em março de 2013. Ele nasceu de um caminho de mão dupla, casando uma demanda do Nati de desenvolver projetos de computação em nuvens, área que tem crescido muito no país, com os interesses da Dell em desenvolver projetos em Fortaleza. A avaliação da parceria até agora tem sido muito boa. Este projeto tem potencial de ser bastante relevante para o portfólio da Dell e pode se transformar em um case importante para a empresa em todo o Brasil.”
Giovani Machado, R&D program manager da Dell.

“O Nati desenvolveu um projeto em plataforma web para coletar dados de estações telemétricas que fornecem informações sobre a pressão do sistema de distribuição de água, usado para fazer prestação de serviços à Cagece. A parceria foi ótima. O software é muito bom e foi entregue no prazo correto. O Nati ainda deu um excelente suporte após a conclusão do projeto. Esse foi o primeiro trabalho que realizamos junto ao Nati e já o indicamos a outras empresas.”
Fernando Sobreira, coordenador da DPM Engenharia.

“Temos alguns projetos realizados em parceria com o Nati e estamos plenamente satisfeitos. Um dos maiores é um programa de trânsito colaborativo, que está em fase final de conclusão, no qual o usuário pode acessar a TV e saber como anda o trânsito. O produto final já é um diferencial para nossa empresa junto a nossos clientes. Outro projeto é o Fotoverde, que vai proporcionar energia eólica e solar para os fotossensores colocados em locais sem acesso a energia elétrica, ou para que permaneçam ligados caso fiquem temporariamente sem energia. Nele a Unifor identificou nossa necessidade como empresa e procurou dentro de seu corpo docente um expert no assunto.”
Ector Galvão, coordenador de pesquisa e inovação da Fotossensores Tecnologia.

O Nati gerencia, entre outras coisas:
• 40km de fibra ótica
• 28 servidores físicos e 160 servidores
virtuais
• Mais de 11 mil conexões à rede wi-fi
• 60 pontos de acesso wi-fi
• 2.200 computadores em rede
• 30 mil acessos diários ao portal Unifor
• 223 mil hits diários no Unifor Online
• 1,36 Tb (terabyte) de dados armazenados
• 19 laboratórios de informática e 3 laboratórios
de PD&I