Na guerra e na paz

223unifornoticias_26Exposição Guerra e Paz traz estudos dos famosos murais de Candido Portinari, além de documentos com detalhes de suas obras

Universidade de Fortaleza e Projeto Portinari trazem a Fortaleza a exposição Guerra e Paz com os estudos das obras homônimas de Candido Portinari. A mostra é composta por cerca de 50 estudos originais para os painéis do famoso pintor, além de documentos históricos, entre cartas, jornais da época e fotografias. Ela será aberta à visitação no próximo dia 26 de outubro no Espaço Cultural Unifor com entrada franca.

A exposição vai contar também com conteúdos audiovisuais, como o Carroussel Raisonnè, sistema de projeções com tecnologia de ponta que oferece a visão de conjunto da obra completa do pintor, com mais de 5 mil peças, em ordem cronológica, durante nove horas de projeção ininterrupta. Outro destaque é o curta Guerra e Paz, documentário com direção de Carla Camurati que contextualiza a produção dos painéis na época do pós-guerra.

Entre 1952 e 1956, Portinari realizou seus dois últimos e maiores murais, ‘Guerra’ e ‘Paz’, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Os murais ‘Guerra’ e ‘Paz’ ficam localizados no hall de entrada da Assembleia Geral, mas são de acesso restrito aos delegados da ONU. O Projeto Portinari sempre sonhou em expor ‘Guerra’ e ‘Paz’ ao público, e uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2014, trouxe a oportunidade inédita.

Em dezembro de 2010, ‘Guerra’ e ‘Paz’ retornaram ao Brasil e foram celebradas com a exposição dos murais no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias. Em seguida, passaram por um rigoroso trabalho de restauro no Palácio Gustavo Capanema, em ateliê aberto ao público, durante quatro meses. Em maio deste ano, os painéis foram expostos em São Paulo no Memorial da América Latina, junto a cerca de 100 dos estudos originais preparatórios e documentos históricos. A exposição reuniu quase 200 mil pessoas.

O Programa Educativo Guerra e Paz, elaborado e desenvolvido pelo Projeto Portinari com monitoria da Unifor, vai oferecer visitas guiadas agendadas para o público escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Uma programação de atividades lúdicas, com jogos, oficinas e contação de histórias pretende mobilizar as crianças pela criação de uma cultura de paz, através do conhecimento sobre a vida, a obra e o pensamento de Portinari.