Banner

O Egito sob o olhar de Napoleão

223unifornoticias_23Exposição revela acervo histórico sobre o Egito antigo e moderno, documentado durante batalha comandada por Napoleão Bonaparte nas cidades de Alexandria e Cairo

Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi e é uma figura histórica marcante. Foi tenente da artilharia, general e imperador francês. Ficou conhecido, principalmente, por sua célebres estratégias de guerras, pelo bloqueio continental que impôs aos ingleses e por sua derrota na Batalha de Waterloo. Uma guerra não tão conhecida assim foi a Batalha das Pirâmides, iniciada em julho de 1798, quando da invasão das cidades de Alexandria e Cairo. Para ela, Napoleão mobilizou 55 mil homens e 400 navios. A batalha foi finalizada em 1801, quando o general francês foi derrotado. Mais do que a estratégia militar em si, a batalha rendeu a publicação de um volume descritivo sobre o Egito antigo e moderno. O livro Description de l’Égypte é o principal destaque da mostra O Egito Sob o Olhar de Napoleão, que entra em cartaz no Espaço Cultural Unifor Anexo no próximo dia 26 com visitação gratuita.

A exposição, que faz parte da Coleção Itaú, apresenta uma coleção de registros dividida em épocas: Antiguidade, Estado Moderno e História Natural, além de peças raras da civilização de mais de 5 mil anos.

A documentação, segundo o arqueólogo e curador Vagner Carvalheiro Porto, foi possível porque Napoleão Bonaparte enviou, acompanhando seu exército, uma comitiva de estudiosos e cientistas de diversas áreas. “O general enviara para o Egito uma elite científica e cultural francesa de 167 estudiosos, cujo projeto visava explorar, descrever e documentar sistematicamente todos os aspectos do país, seus edifícios antigos e modernos, monumentos, plantas, animais, pessoas, topografia, costumes, comércio e infraestrutura”, explica.

O resultado das pesquisas, de acordo com Vagner, é considerado atualmente o mais importante estudo erudito europeu sobre o Egito antigo e moderno. Entre as importantes descobertas está a revelação da Pedra de Roseta, fundamental para compreender o significado dos hieróglifos egípcios.

Serviço
O Egito Sob o Olhar de Napoleão. Curadoria de Vagner Carvalheiro Porto. A partir de 26 de outubro no Espaço Cultural Unifor Anexo. De terça a sexta, das 8h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Agendamento de visitas guiadas: 3477 3319.

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 223


 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados