Comunicação vencedora

223unifornoticias_10

Da esquerda para a direita, Bruno Damasceno,
prof. Márcio Acserald, prof. Alberto Gadanha,
Marília Pedrosa e prof. Alejandro Sepúlveda são só sorrisos.
Reconhecimento do trabalho acadêmico

Alunos de Comunicação Social ganharam quatro prêmios nacionais (Expocom 2012) e um local (Prêmio Gandhi) no último mês, dois deles provenientes de publicações da revista laboratorial A Ponte

Alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual e Novas Mídias ganharam quatro prêmios nacionais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) 2012. O resultado foi divulgado no encerramento do 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), evento que ocorreu na Unifor de 3 a 7 do mês passado.

Os estudantes agraciados foram: Danielle Balensifer, na categoria melhor programa laboratorial de TV (Cineclube Unifor); Bruno Damasceno, melhor charge (Google Docs); Marília Pedroza, melhor revista laboratorial impressa (A Ponte); e Luana Mayra Castro, melhor jornal impresso avulso (Fôlego nº 26).

Destaque para a revista A Ponte, premiada na Expocom pela segunda vez consecutiva. Para o professor do curso de Jornalismo e coordenador do projeto da revista, Alejandro Sepúlveda, é válido ressaltar o fato de que o produto concorreu com projetos de alunos provenientes de quase 400 cursos em todo o país. “O segundo prêmio regional e nacional consecutivo demonstra que a revista tem uma fórmula que agrada. É uma alegria não só para a equipe, mas para o curso como um todo. É um reconhecimento acadêmico e mostra que a gente está fazendo a coisa certa”, avalia.

A revista A Ponte possui caráter experimental e tiragem de 700 exemplares. Sua produção trimensal está associada à disciplina de Impresso II, que prepara o aluno a escrever textos jornalísticos para revista. “O essencial do projeto editorial é o registro de histórias de caráter humano e de pessoas anônimas. Prezamos pela relação repórter/personagem. A revista é monotemática. As propostas de temas são sugeridas por alunos e votadas em sala de aula, servindo de gancho para as pautas. Depois dos textos redigidos, a edição e a diagramação são feitas por outra equipe de bolsistas e voluntários do Labjor (Laboratório de Jornalismo)”, acrescenta Sepúlveda.

A Expocom, dividida em três etapas (local, regional e nacional), é destinada a reunir e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos de graduação nos cursos de Comunicação Social e suas habilitações no Brasil. Neste ano, alunos da Unifor conquistaram sete prêmios na Expocom Nordeste, dos quais quatro saíram vitoriosos na etapa nacional. No ano passado, dos nove prêmios regionais, três saíram vitoriosos na nacional. E, em 2010, foram sete na edição regional, com quatro vencedores nacionais.

OUTROS PRÊMIOS
As alunas de Jornalismo Maria Falcão e Geovana Rodrigues ganharam o Prêmio Gandhi de Comunicação 2012, na categoria Mídia Impressa destinada a estudantes universitários, com a matéria “Invisíveis públicos”, veiculada na revista A Ponte. Este é o quarto ano consecutivo que a Unifor tem alunos agraciados pelo Prêmio Gandhi, promovido pela Agência da Boa Notícia. A solenidade de premiação foi realizada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) no último dia 27 de setembro.

PRÊMIOS EXPOCOM 2012

Cinema e Audiovisual