editorial | A importância da TI na Universidade

A tecnologia da informação é uma área do conhecimento relativamente nova. As mudanças no ambiente computacional avançam a passos largos e somente uma grande Universidade pode acompanhá-las e proporcionar o que há de mais moderno nesse campo.

Nesta edição, trazemos como pauta de capa o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (Nati), que oferece serviços e produtos de ponta na área de TI. É o Nati, por exemplo, o responsável pelo gerenciamento da cobertura de internet sem fio da Universidade. São mais de 60 pontos wi-fi distribuídos pelo campus, a maior área de cobertura do Nordeste. É o Nati também que dá suporte a 2 mil computadores e gerencia o Data Center, que contém mais de 1,36Tb de dados da Instituição.

Durante as entrevistas para a reportagem, os técnicos e bolsistas mostraram-se bastante orgulhosos. Suas motivações também dimensionam a importância do núcleo.

Como bem observa o diretor do Nati, Antonio Roosevelt Chaves, a maior vocação do setor é favorecer a formação profissional dos alunos. Ao realizar projetos multidisciplinares em parceria com diversas empresas, o Nati propicia um espaço de aprendizado e prática para discentes de diferentes cursos. “Faz parte dos pilares da Universidade preparar o aluno para o mercado”, enfatiza o diretor. Na matéria, publicamos ainda depoimentos de empresários que já realizaram parcerias com o Nati. Eles demonstram satisfação com os produtos obtidos.

Um outro campo do conhecimento, igualmente importante e valorizado pela Instituição, é o da artes. A exposição Guerra e Paz, com abertura confirmada para o próximo dia 25, vai trazer os estudos sobre os monumentais murais ‘Guerra’ e ‘Paz’, de Candido Portinari, além de documentos históricos da época de suas criações.

Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, é a vez de Fortaleza entrar em contato com trabalhos que fizeram história. A exposição, que ficará em cartaz até janeiro de 2013, será mais detalhada em nossa próxima edição. O Unifor Notícias, a propósito, recebeu vários pedidos de recebimento do jornal através do sistema de newsletter e agradece aos leitores o carinho. Uma boa leitura!

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias