A comunicação na pauta

222-intercom-2012

Unifor sedia o 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), maior evento de comunicação da América Latina. O encontro reúne cerca de 3.500 participantes.

por Emilly Sousa e Renata Lima

O estado do Ceará recebe pela primeira vez o maior congresso de comunicação da América Latina, o 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, entre os dias 3 e 7 de setembro, na Universidade de Fortaleza. Com o tema “Esporte na mídia – diversão, informação e educação”, o evento vai reunir cerca de 5 mil participantes entre pesquisadores, professores e estudantes da área de comunicação.

Os congressistas chegam também de outros países, como Moçambique e Cabo Verde. Na programação, minicursos e oficinas, palestras e seminários, apresentação de artigos e premiações dos melhores produtos laboratoriais produzidos por estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Relações Públicas, entre outros cursos. Um colóquio internacional também reunirá estudos em comunicação entre Brasil e Chile.

O congresso nacional deste ano contará com a participação de importantes nomes da pesquisa em comunicação do Brasil, como José Marques de Melo, fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Manuel Chaparro, referência nos estudos de jornalismo, e Margarida Kunsch, homenageada do Intercom 2012 e referência em relações públicas.

Marialva Barbosa, diretora científica da Intercom, lembra como aconteceu a escolha da Unifor como sede do congresso: “A Unifor é uma instituição de referência no ensino em geral e em comunicação, especialmente. Quando foi realizado o Congresso de História da Mídia na Universidade, eu vi de fato que ela possuía todas as condições de sediar a Intercom”. A pesquisadora esteve pessoalmente em Fortaleza, no início do ano, participando do Fórum de Comunicação que abriu o semestre para os alunos de comunicação da Unifor e conclamou: “Com a participação de todos, temos condição de fazer o maior e melhor encontro já realizado nestes 35 anos”.

O Intercom possibilita que, em uma semana, seja possível ter acesso a um grande conjunto de pesquisas e práticas em comunicação reunidas em um único espaço. Para a professora Erotilde Honório, diretora do Centro de Ciências Humanas, “na Intercom, os alunos entram em contato com vários temas de pesquisa e com autores que, muitas vezes, foram estudados em sala de aula. Essa troca de saberes e o acesso às referências bibliográficas atualizadas auxiliam nas suas monografias e estudos futuros”.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Carlos Bittencourt, cita que a Intercom é uma ótima ocasião de mostrar aos visitantes o porquê de ganharmos tantos prêmios Expocom, evento que reconhece os melhores produtos de comunicação feitos por alunos em todo o Brasil. “Há a oportunidade da troca de ideias entre alunos cearenses e pessoas de outras regiões e países”.

O professor Wagner Borges, coordenador do curso de Jornalismo, acrescenta: “O evento serve de ponte entre a prática acadêmica com pessoas que estão trabalhando na área. A Intercom é o momento também de mostrar a excelência dos nossos cursos de graduação”.

Estrutura da Unifor surpreende diretoria da Intercom

Segundo palavras de Marialva Barbosa, diretora científica da Intercom, “no Ceará, apenas uma instituição do tamanho e do porte da Unifor poderia sediar o maior congresso de comunicação da América Latina”. Com 720 mil m² de área e mais de 300 salas de aula e diversos auditórios, os congressistas terão todo o suporte para aproveitar o evento e apresentar seus trabalhos da melhor forma possível.

Além da estrutura acadêmica, estão à disposição serviços de banco, correios, restaurante e lanchonetes durante o evento. O acesso livre à internet na extensão de todo o campus é mais um diferencial. O acesso a espaços como estádio de atletismo, teatro e biblioteca com mais de 320 mil volumes dá ao congresso ares ainda mais atraentes.

FUNCIONAMENTO ESPECIAL
O Centro de Ciências Humanas terá aulas suspensas durante o período de 3 a 7 de setembro. As salas de aulas serão espaço privilegiado para abrir os debates dos grupos de pesquisa. Alguns espaços como a Videoteca e o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) também trabalharão em regime especial. “Toda a organização do evento, que está sob a responsabilidade da comissão geral, ocorrerá no NIC. Funcionaremos como um ‘quartel general’ durante uma semana”, explica a professora Janayde Fernandes. A Agência de Notícias da Intercom estará funcionando no Labjor, com repórteres trabalhando, diariamente, durante o evento.

Nota da Editora
As matérias do Intercom foram escritas por alunos bolsistas do Laboratório de Jornalismo (Labjor) do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e tiveram a orientação da professora Joana D’arc Dutra.

> SAIBA MAIS: Atividades culturais movimentam o evento
> SAIBA MAIS: Entrevista com José Marques de Melo