Banner

Bill Clinton destaca terceiro setor

Em palestra na Unifor, o 42º presidente norte-americano falou sobre sustentabilidade e desenvolvimento global para cerca de 2 mil pessoas


222-billclinton

 

A Universidade de Fortaleza trouxe pela primeira vez ao Ceará o 42º presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, para ministrar palestra sobre sustentabilidade e desenvolvimento global. O evento, que ocorreu na manhã do último dia 27, marcou o lançamento do Programa de Educação Corporativa Unifor. O presidente americano reuniu no Ginásio Poliesportivo uma plateia de 800 pessoas, entre professores, alunos, lideranças políticas, empresariais e intelectuais do estado. Outros mil espectadores acompanharam a mensagem através de videoconferência com tradução simultânea, transmitida em telões no Teatro Celina Queiroz e nos auditórios da Biblioteca e do bloco A. Bill Clinton chegou à Unifor pouco depois das 10h em veículo escoltado por dez batedores da Polícia Rodoviária. A palestra teve início às 11h e durou cerca de 40 minutos.

 

Personalidades como o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins, o ex-senador Tasso Jereissati, o ex-governador Lúcio Alcântara, os secretários do estado Bismarck Maia, Ferruccio Feitosa, Gony Arruda e Mauro Filho, entre outros, participaram do lançamento oficial do projeto, voltado para a capacitação de executivos e empresários de grandes empresas, com cursos de curta duração, MBA e especializações.

 

Abordando o tema Embracing our Common Humanity – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global, Clinton destacou o terceiro setor como fundamental para solucionar os grandes problemas mundiais como saúde, educação e meio ambiente. Em sua exposição, o democrata afirmou que ama a política e que o debate se debruça basicamente sobre duas vertentes: o que se vai fazer e quanto dinheiro se vai gastar.

 

Acrescentou que não importa quanto dinheiro você tem, mas como você vai fazer para mudar a vida das pessoas. O foco do terceiro setor, em suas palavras, é em “como fazer”.

 

O presidente enfatizou ainda o papel das organizações não-governamentais (ONGs) na diminuição da desigualdade. Clinton convidou todos a se envolver com o desenvolvimento mundial, através de cooperações. Segundo ele, o mundo pertence aos colaboradores e não àqueles que querem tudo a curto prazo. “Precisamos construir um mundo com mais amigos do que inimigos, através de parcerias”.

 

“I LOVE BRAZIL”
222-billclinton2Bill Clinton declarou seu amor ao Brasil, ressaltando que o país foi um dos poucos que, na última década, tiveram um crescimento robusto e um declínio na desigualdade social. Após expor seu trabalho na luta contra a aids na África, a fim de comprar medicamentos em grande quantidade a baixo custo, o presidente abordou o tópico desenvolvimento sustentável e em como o mundo tem o desafio de produzir e consumir energia limpa.

 

Cobrou do país um papel de liderança nas discussões mundiais sobre sustentabilidade, destacando nosso grande potencial de energia eólica e solar. “O mundo todo está de olho no que o Brasil está fazendo em relação ao meio ambiente”, disse.

 

Em seu discurso, Bill Clinton também agradeceu ao chanceler Airton Queiroz pelo convite. De acordo com o presidente, nos últimos 40 anos, a Unifor tem sido uma das melhores do país, parabenizando seu compromisso com a responsabilidade social, com os projetos sustentáveis e pela promoção do atendimento à saúde de qualidade para a comunidade. “Isso tudo é muito louvável e representa o compromisso que a Unifor tem com o mundo”, afirmou o presidente.

 

SEGURANÇA REFORÇADA
Há cerca de nove meses, a Unifor se preparou para receber a visita inédita de Bill Clinton ao Ceará. “De todos os eventos da Unifor que participei na organização, esse foi o mais complexo. Tivemos que nos adaptar às determinações da Fundação Clinton como, por exemplo, especificações de espaço para a palestra, inspeção de estrutura e capacitação de profissionais de atendimento. Foi uma experiência muito enriquecedora, pois contou com o envolvimento de várias pessoas e fornecedores confiáveis”, afirmou a analista de marketing e responsável pelo setor de eventos da Universidade, Enita Viana. No dia do evento, a movimentação no campus teve início às 6h da manhã, com mais de 250 funcionários envolvidos na organização. As aulas do período da manhã foram suspensas e somente convidados tiveram acesso ao campus.

 

A vinda do presidente americano envolveu a presença de diferentes frentes policiais do estado e do município, além de 120 seguranças particulares da Unifor e 20 da equipe pessoal de Clinton. “Foi feito um planejamento em conjunto com a Fundação Bill Clinton, Casa Militar do Governo do Estado e gabinete da Prefeitura. A Unifor ficou responsável pela segurança de dentro e no entorno do Ginásio, com o controle de acesso de entrada e locação de pessoas no estacionamento. Ao redor da Universidade estiveram a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a Polícia Rodoviária Estadual e a Polícia Militar”, conta o coordenador geral da segurança do evento e gestor do setor de segurança da Unifor, coronel Roberto Caracas.

 

 

222-bill-cid

 

 



“Eu acho que o principal papel de uma instituição acadêmica é abrir os horizontes das pessoas, e isso se faz também vivendo a referência de lideranças mundiais. E, entre as lideranças mundiais, uma de maior expressão é Bill Clinton. A Universidade de Fortaleza ofereceu uma oportunidade ímpar para os seus alunos e eu tive esse privilégio de participar.”
Cid Gomes, governador do Ceará

 

 

 

 

 

222-bill-luizianne

 

 

 


“É muito importante que a gente compreenda a experiência de pessoas como ele, que foi o primeiro presidente democrata dos Estados Unidos reeleito. É uma iniciativa importante a Unifor ter investido e estar investindo em nomes nacionais e internacionais que possam deixar um legado da experiência que viveram e principalmente num país como os Estados Unidos.”
Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza

 

 

 

 

 

 

222-bill-marcosnovaes

 

 

 

 

 

“A Unifor entra numa nova seara de cursos para altos executivos e para empresas que precisam tomar decisões estratégicas. E nada melhor do que começar com uma referência internacional, ligada à sustentabilidade e novas economias. O Ceará entra agora na rota das grandes palestras e das grandes oportunidades.”
Marcos Novaes, presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercom)

 

 

 

 

 

 

 

222-bill-paulobonavides

 

 

 

 

 

 

“Eu acho que a vinda do Bill Clinton ao Ceará vem consolidar os laços do intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele trouxe uma mensagem de cooperação e certamente resultados de excelência resultarão dessa visita.”
Paulo Bonavides, jurista

 

 

 

 

 

 

222-bill-robertomacedo

 

 

 

 

 

 

 

“A Unifor é modelo de instituição vencedora não só para o Nordeste, mas para o Brasil. A vinda de Bill Clinton é um marco histórico para o nosso estado e para as universidades do Brasil. Nosso chanceler é absolutamente dedicado, conduzindo com espírito e com amor o que Edson Queiroz criou”.
Roberto Macedo, presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)

 

 

 

 

 

Carta de Bill Clinton à Unifor

 

Dear Airton Queiroz
“The ideal of our foundations are very similar; both were founded with more in mind; both are more than the result of one individual alone. The collaboration of like-minded partners, visionary individuals, generous supporters, and a dedicated and talented staff on the ground has brought the Foundations to where they are today. But they need leaders such as you, to make things happen. You are one of these leaders. Thank you for all. Bill Clinton”.

 

Caro Airton Queiroz
“Os ideais de nossas instituições são muito similares; ambas foram fundadas com muito mais em mente; ambas são mais do que o resultado de uma pessoa somente. A colaboração de parceiros de igual mentalidade, indivíduos visionários, generosos patrocinadores e uma dedicada e talentosa equipe de suporte têm guiado as Fundações para onde elas estão hoje. Mas elas precisam de líderes como você, para fazer as coisas acontecerem. Você é um desses líderes. Obrigado por tudo. Bill Clinton”.

 

 

 

Leia a edição completa do Unifor Notícias Nº 222

 

Unifor Notícias | Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz
Estude na Unifor | Central de Atendimento | Twitter
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados