Airton Queiroz recebe homenagem pelos 30 anos como chanceler

Evento lotou o Teatro Celina Queiroz e reuniu familiares do chanceler, diretores do Grupo Edson Queiroz e funcionários de diversos setores da Unifor.

222-homenagem-chanceler
Airton Queiroz recebeu das mãos da reitora Fátima Veras, em nome de toda a comunidade acadêmica
e funcionários da Universidade, uma placa comemorativa.

O presidente da Fundação Edson Queiroz, Airton Queiroz, recebeu, no último dia 16, homenagem pelos 30 anos como chanceler da Universidade de Fortaleza. O evento, realizado no Teatro Celina Queiroz, contou com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, Dona Yolanda Queiroz, da esposa Celina Queiroz, dos filhos e diretores do Grupo Edson Queiroz. Reuniu também a reitora Fátima Veras, vice-reitores, diretores de centro, coordenadores e funcionários da Universidade. Airton Queiroz é chanceler desde 23 de junho de 1982.

Com o teatro lotado, a cerimônia teve início com a apresentação do Coral da Unifor e de um vídeo contendo depoimentos de funcionários e alunos da Instituição sobre “a primeira pessoa” da Universidade, em referência carinhosa ao chanceler. Após o vídeo, o Coral, juntamente com crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, cantaram a música “O som da pessoa”, de Gilberto Gil.

“Eu quero agradecer a homenagem e a presença de todos vocês. Dizer que eu aceito os aplausos. Eu realmente vivo isto aqui”, afirmou emocionado o chanceler, após receber das mãos da reitora Fátima Veras uma placa comemorativa dos 30 anos.

“A Universidade tem a cara dessa pessoa que está à sua frente há 30 anos. O avanço, o grande desenvolvimento da Instituição. Seja na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, na estrutura ou na área social, tudo tem seu pensamento e ação. Essa foi uma cerimônia rápida e simples como ele gosta”, afirmou a reitora. “A homenagem é mais do que merecida. São 30 anos de vivência e dedicação. A importância da vida dele é esta Universidade, está aqui”, comentou a esposa, Celina Queiroz.

A Universidade irá completar 40 anos de existência em março de 2013.

CARTA ABERTA
Reitora Fátima Veras

Em seus 30 anos como chanceler da Universidade de Fortaleza, o Dr. Airton Queiroz faz jus a esta homenagem pelo que ele representa para toda a comunidade acadêmica e para a sociedade cearense.

Ao longo dos anos, vem investindo em ensino, pesquisa e extensão, fazendo da Unifor uma instituição que contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa região. Suas marcas nesses três eixos são bastante evidentes.

No ensino, busca a excelência, acreditando que a aproximação da academia com o mercado de trabalho é um ponto essencial para a formação de recursos humanos cada vez mais capacitados e capazes de contribuir com a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Na pesquisa, investe em novas tecnologias, incentiva parcerias nacionais e internacionais, colocando a Unifor no topo das instituições promotoras de avanços aplicados em benefício dos diversos segmentos sociais.

Suas ações na extensão perpassam pelas artes plásticas, cênicas e musicais, fazendo desta uma universidade com real identidade cultural. Os projetos de responsabilidade social e ambiental também fazem parte de suas realizações, para os quais está sempre atento, destinando incentivos que repercutem na melhoria da qualidade de vida dentro e fora do campus.

Ainda há muito o que dizer, pois acredito que o Dr. Airton é movido por um grande coração, alimentado pelo espírito empreendedor e destemido que caracteriza as grandes personalidades.