Editorial | Grandes eventos no palco da Universidade

Sediar eventos importantes faz parte dos preceitos que a Unifor está continuamente buscando desde sua fundação. A Universidade se orgulha de ser palco de palestras e congressos acadêmicos que fazem a diferença. Nesta edição, trazemos dois bons exemplos.

O primeiro deles é a palestra de Bill Clinton. O 42º presidente dos Estados Unidos esteve na Universidade na manhã do último dia 27. O evento, que ocorreu no Ginásio Poliesportivo, reuniu cerca de 800 convidados enquanto outros mil acompanharam nos auditórios da Instituição através de videoconferência com tradução simultânea.

Professores, alunos, lideranças políticas e empresariais ouviram a mensagem do presidente americano abordando temas como sustentabilidade ambiental, terceiro setor, cooperativismo entre países e pessoas. A vinda de Bill Clinton marcou o lançamento do Programa de Educação Corporativa e a vida dos que participaram da conferência. Inclusive, o evento foi um dos temas mais comentados da internet em Fortaleza. A matéria de capa, assinada pela jornalista Virna Macedo, traz os detalhes.

O segundo grande evento acontece no início deste mês. A Universidade recebe, de 3 a 7 de setembro, o 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), considerado o maior evento de comunicação da América Latina. Os textos sobre o encontro, incluindo entrevista com o fundador da Intercom, José Marques de Melo, foram escritos por alunos bolsistas do Laboratório de Jornalismo (Labjor).

Como bem observa a diretora do Centro de Ciências Humanas, a médica e também jornalista Erotilde Honório, o congresso é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica. “A comunicação é uma área interdisciplinar. Os grupos de pesquisa do Intercom – da graduação e pós-graduação – são os mais diversos e interessam aos alunos dos Centros de Ciências Jurídicas, da Saúde, Administrativas, Tecnológicas e, claro, Humanas. É um evento da maior importância e que acontece dentro de casa. O universo da comunicação vai estar esmiuçado com alguns teóricos e grandes nomes de todo o Brasil”.

E, por falar em nomes e eventos influentes, dos quase 40 anos de existência da Unifor, a se completar em março do ano que vem, Airton Queiroz está à sua frente há 30 como chanceler e foi homenageado pelo feito no mês passado. Uma grande Universidade se faz com variados agentes, mas é preciso líderes para guiá-los. O chanceler, sem dúvidas, é o principal deles. Boa leitura!

Carolina Quixadá
Editora do jornal Unifor Notícias