Palestra de Bill Clinton abre projeto na Unifor

O presidente norte-americano irá discursar sobre o tema Sustentabilidade e Desenvolvimento Global no dia 27 de agosto. Sua palestra marca o lançamento oficial do programa Educação Corporativa.

221_interna-bill-clintonA Universidade de Fortaleza traz Bill Clinton a Fortaleza no próximo dia 27. O presidente americano irá ministrar a palestra Embracing our Common Humanity – Sustentabilidade e Desenvolvimento Global, às 9h, no campus da Unifor. O evento, restrito a convidados, marca o lançamento do programa de Educação Corporativa da Universidade.

“A Unifor está sempre antenada com os problemas mundiais, e nada melhor do que trazer o foco da discussão para um tema que preocupa a humanidade como um todo: a sustentabilidade ambiental. A Fundação Bill Clinton possui valores que se coadunam com os da Fundação Edson Queiroz, e nós estamos lançando o programa de Educação Corporativa e queríamos um grande nome, como o do presidente americano Bill Clinton, para fazer isso com chave de ouro”, afirma a reitora Fátima Veras.

O novo projeto é voltado para a capacitação de executivos e empresários de grandes empresas, com cursos de curta duração ou de especialização. Segundo a reitora, o programa irá permitir ricas atualizações para o mundo empresarial e tem como uma de suas metas trazer para a Unifor nomes de destaque no cenário nacional e internacional. “Bill Clinton é considerado ‘top ten’ em sua área de abordagem”, acrescenta.

O vice-reitor de graduação da Unifor, professor Henrique Sá, acrescenta que a escolha do nome também ocorreu porque o legado do presidente converge para os interesses de diversos segmentos da sociedade, como indústria, serviços e academia. “Ele possui uma fala que alcança um número muito grande de pessoas. E não há como se pensar no progresso da economia sem considerar o desenvolvimento global”, comenta.

William Jefferson Clinton é o 42º presidente dos Estados Unidos. Foi o primeiro democrata a ser eleito duas vezes seguidas – em 1992 e em 1996. Durante sua gestão, a economia americana viveu um momento próspero, incluindo a criação de 22 milhões de postos de trabalho.

Depois de deixar a Casa Branca, o presidente criou a Fundação William J. Clinton, que tem a missão de melhorar a saúde global, fortalecer economias e proteger o meio ambiente. Para atingir seus objetivos, a Fundação forma parcerias entre governos, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil em geral e conta com funcionários e voluntários em vários países. A Clinton Health Access Iniciative, incorporada às ações da Fundação Clinton, por exemplo, ajuda mais de quatro milhões de portadores do vírus HIV a terem acesso a medicamentos. Em 2009, Clinton foi nomeado enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti devido ao seu trabalho para ajudar a população após uma série de furacões. O presidente é casado com a secretária de Estado americana Hillary Clinton.