Chanceler Airton Queiroz recebe comenda artística

Fundação Eleazar de Carvalho homenageia chanceler na abertura do XIV Festival Eleazar de Carvalho.

221_interna-sonia-muniz-2
Sônia Muniz entrega comenda ao
chanceler Airton Queiroz

O presidente da Fundação Edson Queiroz e chanceler da Universidade de Fortaleza, Airton Queiroz, recebeu a comenda Mérito Cultural e Artístico Eleazar de Carvalho em reconhecimento ao seu contínuo apoio à arte e à cultura no estado. A homenagem foi realizada na solenidade de abertura do XIV Festival Eleazar de Carvalho, no Teatro Celina Queiroz, no dia 1º de julho passado.

A comenda foi criada em comemoração ao aniversário de nascimento de 100 anos do maestro Eleazar de Carvalho. Além de ter sido dada ao chanceler, ela foi entregue em São Paulo no mês de junho ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a três artistas internacionais com quem o maestro já tinha se apresentado nos Estados Unidos.

“É com grande satisfação que recebo esta homenagem tão significativa prestada pela Fundação Eleazar de Carvalho. Ela representa o reconhecimento da contribuição da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, para o desenvolvimento das artes e da cultura”, agradeceu o chanceler.

O Festival Eleazar de Carvalho é um evento anual de música clássica que oferece apresentações gratuitas de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. O Festival também alia a música à educação, ofertando cursos para jovens instrumentistas. Neste ano, 150 jovens musicistas de vários estados brasileiros receberam aulas de 33 docentes, a maioria estrangeiros.

“O modelo do Festival se inspira na dicotomia festa e aprendizado. ‘Festa’ é o próprio Festival, é a festa musical constituída por eventos realizados no teatro, ao ar livre, compreendendo apresentações de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas. ‘Aprendizado’ é o curso de extensão ministrado aos bolsistas por professores de diversos países, perfazendo uma carga horária de 120 horas”, afirma Sônia Muniz de Carvalho, viúva do maestro Eleazar e diretora artística do evento.

“O Festival acontece há oito anos na Unifor com o apoio da Fundação Edson Queiroz. Ele é de grande importância para a formação e a capacitação de jovens músicos que durante três semanas fazem cursos dirigidos por professores renomados nacional e internacionalmente. Sempre no mês de julho, quando não temos atividades regulares da graduação, há uma transformação do campus, com aulas e apresentações musicais no teatro e ao ar livre. O Festival Eleazar de Carvalho é também um projeto de grande relevância social, com programação musical aberta e gratuita ao público no Teatro Celina Queiroz. A Unifor apoia o evento porque acredita que a arte e a cultura fazem parte da formação do cidadão”, afirma o vice-reitor de extensão e comunidade, Randal Pompeu.

SAIBA MAIS: Entrevista com Sônia Muniz de Carvalho: “Eleazar é insubstituível”