Unifor é a primeira em produção científica do Norte e Nordeste

A Universidade conquistou a melhor posição pelo terceiro ano seguido do Ranking Ibero-Americano do Scimago Institutions Rankings.

221_interna-unifor

A Universidade de Fortaleza conquistou a posição de melhor universidade particular do Norte e Nordeste do Brasil, segundo avaliação do Ranking Ibero-Americano Scimago Institutions Rankings (SIR) 2012, que compara a produção científica de instituições de ensino superior ibero-americanas. A classificação regional foi conquistada pelo terceiro ano consecutivo.

“A Universidade adotou como política institucional o fortalecimento da pesquisa científica, possuindo atualmente mais de 250 professores doutores pesquisando juntamente com alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. A Unifor já aparecia na liderança em 2010, ano do lançamento do ranking. O próximo passo é aumentar a internacionalização destas pesquisas por meio de parcerias com grandes centros de pesquisa internacionais e aumentando o volume de publicações em revistas de circulação internacional bem qualificadas”, afirma a reitora Fátima Veras.

O Ranking Ibero-Americano é uma ferramenta de análise e avaliação da produção científica para os responsáveis pela definição das políticas de investigação, gestores institucionais, investigadores e meios de comunicação social. Nesta edição, 1.041 instituições de ensino superior com algum artigo científico publicado, entre os anos 2006 e 2010, na base de dados Scopus, foram avaliadas. A Scopus contém revistas científicas nas áreas de Ciências Sociais, Psicologia, Economia e Medicina.

Para a elaboração do Ranking, foram avaliados os seguintes quesitos: produção científica – número de artigos publicados pelas universidades; colaboração internacional – artigos publicados pela universidade em colaboração com instituições de outros países; qualidade científica – relação entre a citação que a universidade recebeu e a média da citação mundial; e porcentagem de publicações em 25% das melhores revistas científicas do mundo – valor medido a partir do indicador desenvolvido pelo Grupo de SJR Scimago.

O Ranking SIR 2012 contempla instituições de três países da Europa – Portugal, Espanha e Andorra – e de todos os países da América Latina. Juntos os países fazem parte da região geográfica conhecida como Ibero-América.