Humor que vem do magistério

221_interna-humor-magisterio
Braulio Ramalho escreveu livro sobre
situações que misturam humor e crítica
na área ensinoaprendizagem.

Se rir é um ótimo remédio, pode também ser um ótimo recurso pedagógico. Acreditando nessas duas premissas, o professor do curso de Direito Braulio Ramalho lançou no final de junho o livro Magistério Hilariante. A obra contém pequenas histórias – engraçadas, é claro – ocorridas em sala de aula ao longo de vários anos.

“A vida é alegre. Todo dia escuto histórias jocosas e interessantes. Às vezes, os colegas não estão falando para mim, mas paro e pergunto: ‘como é mesmo essa história?’ E daí guardo os detalhes. O livro reflete situações vivenciadas por mim e por outros professores”, explica o autor.

O professor afirma que o humor auxilia no processo de aprendizagem e na retenção da informação e que ele mesmo faz uso do recurso em sala de aula. “A relação aluno-professor é sempre vertical por causa da autoridade do professor. O humor vem diminuir essa distância através de valores iguais a esses mundos insólitos. E a piada estimula uma atitude mais participativa dos estudantes em situações em que eles estão conversando, dispersos ou com sono”.

Braulio afirma que a ideia de lembrar os espirituosos relatos e colocá-los no papel é antiga. Surgiu à tona depois de entrevistar Gotardo Peixoto, autor de Folclore do Magistério (Imprensa Oficial, 1980), quando apresentava o programa TVE-Livros, na então TV Educativa (hoje TVC). O professor, de 1976 a 1988, entrevistou escritores famosos como Aurélio Buarque de Holanda, Jorge Amado e Fernando Sabino à frente deste programa de TV.

Antes de se graduar em Direito na Unifor, Braulio formou-se em Filosofia e fez mestrado em Educação na Universidade Federal do Ceará. “Magistério Hilariante é uma faceta da minha vida. A abordagem foi o humor, mas já escrevi livro sobre assunto sério. Cada um dos colegas que já leram se reporta a uma história diferente, as piadas destacadas não se repetiram. Já estou com mais de uma dezena delas coletadas para o próximo volume”, anuncia.

* Livro Magistério Hilariante, de Braulio Ramalho À venda na Livraria Saraiva (Shopping Iguatemi) e na Livraria O Gabriel (campus da Unifor). R$ 25,00.